Belo Horizonte
Itatiaia

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula tem 40% no 2º turno

Senador aparece na frente de presidente em eventual disputa em segundo turno ao Planalto

Por
Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) são pré-candidatos à Presidência da República
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e senador Flávio Bolsonaro (PL) • Ricardo Stuckert/PR | Jefferson Rudy/Agência Senado

A nova pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida presidencial, divulgada nesta quarta-feira (15), aponta o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) técnicamente empatados em um eventual segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto.

Essa é a primeira vez que o instituto mostra Flávio à frente de Lula. O senador aparece com 42% das intenções de voto e o presidente aparece com 40%. Neste cenário, 16% afirmam que pretendem votar em branco ou nulo e outros 2% afirmaram estar indecisos.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores, entre os dias 9 e 13 de abril, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi realizado com recursos do próprio instituto e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-09285/2026.

Pesquisa Genial Quaest de abril de 2026 • Genial/Quaest
Pesquisa Genial Quaest de abril de 2026 • Genial/Quaest

Primeiro turno

No cenário do primeiro turno, Lula aparece com  com 37% das intenções de voto, segundo apontou a pesquisa Genial/Quaest nesta quarta-feira (15). Já o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 32%.

Na sequência, o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), acumulou 6% das intenções de voto, enquanto o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teve 3%. O escritor Augusto Cury (Avante) e o presidente do Missão, Renan Santos, marcaram 2%, cada.

O ex-deputado Cabo Daciolo (Mobiliza) e a dentista Samara Martins (UP) também tiveram a mesma porcentagem: cada um marcou 1% das intenções de voto entre os entrevistados. O ex-secretário Aldo Rebelo (DC) não pontuou.

Brancos e nulos somaram 11%, enquanto 5% se definiram como indecisos.

 

Por

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.