Futura/Apex: Lula tem 42,7% contra 35,6% de Flávio Bolsonaro no primeiro turno
Levantamento foi feito entre 15 e 20 de maio e aponta petista sete pontos percentuais à frente do candidato bolsonarista

Em pesquisa da Futura/Apex divulgada nesta sexta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece liderando o cenário da disputa pela presidência com 42,7% das intenções de voto no primeiro turno. Na segunda posição está o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 35,6%.
Neste cenário, Romeu Zema (Novo-MG) surge na sequência com 3,9% das intenções de voto; seguido por Ronaldo Caiado (PSD-GO), com 3,3%; Renan Santos (Missão), com 1,7%; Cabo Daciolo (Mobiliza), com 1%; Augusto Cury (Avante), com 0,9%; e Aldo Rebelo (DC), com 0,4%. Votos em branco, nulos e ninguém totalizam 7,8%. Os indecisos somam 2,8%.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 878 cidades brasileiras entre 15 e 20 de maio em entrevistas por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06529/2026.
Outros cenários
Em um cenário sem a presença de Flávio Bolsonaro na disputa, Lula lidera com 39% das intenções de voto seguido por Romeu Zema com 13,3%; Ronaldo Caiado, com 13,1%; Renan Santos, com 3,1%; Cabo Daciolo, com 2,9%; Augusto Cury, com 2,6%; e Aldo Rebelo, com 1,6%. Votos em branco, nulos e ninguém são 18,3%. Já os indecisos correspondem a 6,1%.
Em um terceiro contexto, a pesquisa testa a substituição de Flávio Bolsonaro pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Neste cenário, Lula lidera com 40% das intenções de voto, seguido pela esposa de Jair Bolsonaro (PL), que tem 27,4%. Zema é o terceiro com 13,3%, Caiado tem 13,1%; Augusto Cury e Renan Santos têm 2% cada; Cabo Daciolo, 1,3%; e Aldo Rebelo, 0,4%. Votos em branco, nulos e ninguém somam 9,7%. Outros 3,1% não souberam responder.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



