Itatiaia

'Nós te amamos', diz ex-presidente do Chile ao comemorar reeleição de Lula

Relação entre Gabriel Boric e Luiz Inácio Lula da Silva é marcada pela afinidade ideológica no espectro progressista sul-americano; na véspera do pleito, Boric publicou foto gesticulando com as mãos a letra 'L', símbolo que representa campanha de Lula

Por
Ex-presidente do Chile, Gabriel Boric, e Lula no Palácio do Planalto em 22 de abril de 2025.
Ex-presidente do Chile, Gabriel Boric, e Lula no Palácio do Planalto em 22 de abril de 2025. • Na véspera do pleito, Boric publicou uma foto gesticulando com as mãos a letra "L", símbolo que representa o petista

Gabriel Boric, ex-presidente do Chile, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela reeleição e conquista do quarto mandato à Presidência da República. Nas redes sociais, Boric disse que ama Lula e destacou o que definiu como "compromisso com a humanidade".

Com 99,99% das urnas apuradas, Lula alcançou 51,78% dos votos neste segundo turno, contra 48,22% conquistados pelo adversário Flávio Bolsonaro (PL), primogênito do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na noite deste domingo (25), Boric publicou nas redes sociais:

"Que alegria imensa o povo brasileiro acaba de nos dar! Obrigado, velho querido, por nunca deixar de lutar, por manter viva a esperança de um mundo. Obrigado, presidente Lula, pelo seu compromisso com a humanidade. Nós te amamos!".

Veja mais sobre a repercussão internacional após vitória de Lula:

A relação entre Gabriel Boric e Luiz Inácio Lula da Silva é marcada pela afinidade ideológica no espectro progressista sul-americano, pela cooperação bilateral em pautas regionais e por alguns pontos de divergência em temas de política externa.

Na véspera do pleito, Boric publicou uma foto gesticulando com as mãos a letra "L", símbolo que representa o petista. "Amanhã, no Brasil, enfrentam-se dois projetos de mundo muito distintos. E, em vez de me referir a Bolsonaro e ao que ele representa, prefiro falar a vocês sobre Lula — esse velho querido que, aos 80 anos, continua lutando por nós e conosco", escreveu o chileno no sábado (24).

Por

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

 

 

Belo Horizonte