Itatiaia

Brizola acusa governo de 'esquecer as mulheres' e Gabriel rebate: 'Precisa estudar mais'

Candidatos trocaram farpas sobre políticas contra o feminicídio e monitoramento de agressores durante o debate na Band RS

Por
Juliana Brizola (PDT) e Gabriel Souza (MDB) debatem as filas no SUS e a defasagem da tabela federal de saúde durante debate na Band RS
Juliana Brizola acusa governo de falhar contra o feminicídio e Gabriel Souza rebate sugerindo que a adversária estude mais • Reprodução: Thayná Wissebach / JC, Lívia Stumpf

O tema da segurança das mulheres gerou o embate mais tenso do segundo bloco do debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, promovido pela Band RS na noite deste domingo (9), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

Juliana Brizola (PDT) acusou o governo Eduardo Leite de negligenciar a proteção feminina, e o vice-governador Gabriel Souza (MDB) respondeu com uma sugestão direta: "Precisa estudar mais."

A discussão partiu de uma pergunta sobre câmeras corporais para brigadianos. Após defender a tecnologia, Brizola mudou o foco para a violência de gênero, afirmando falar com a propriedade de quem tem especialização na área.

A candidata criticou a atual gestão por comemorar melhorias em índices gerais de criminalidade enquanto, segundo ela, deixava as mulheres desprotegidas. "As gaúchas estão sendo mortas cotidianamente", disse, anunciando doze propostas para erradicar o feminicídio no estado.

Gabriel Souza elevou o tom ao ser chamado para comentar. Classificou como inverídica a afirmação de que o governo ignorou o tema e citou um programa estadual de monitoramento de agressores que, segundo ele, evitou mortes entre as mulheres atendidas desde o ano passado.

"A senhora que diz que estudou tanto a questão da segurança pública — é importante, talvez, estudar mais", afirmou o vice-governador. Ele encerrou a participação com um recado direto: "homens covardes que agridem mulheres não votarão em mim".

O Rio Grande do Sul registrou 80 feminicídios em 2025 e já ultrapassou esse número em 2026, segundo o Observatório Estadual de Segurança Pública.

O TRT-4 aponta o estado como o segundo maior do país em novos casos de feminicídio nos primeiros cinco meses deste ano. Foram concedidas mais de 75 mil medidas protetivas em 2025.

O cenário eleitoral no Rio Grande do Sul

O debate desta noite é o primeiro transmitido pela televisão aberta entre os candidatos ao governo gaúcho nas eleições de 2026.

A disputa pelo Palácio Piratini reúne Juliana Brizola (PDT), Luciano Zucco (PL), Gabriel Souza (MDB) e Marcelo Maranata (PSDB). Pela primeira vez desde a redemocratização, o PT não lança candidato próprio ao governo do estado — Edegar Pretto desistiu da cabeça de chapa após pressão nacional e virou vice de Brizola.

Levantamentos divulgados em julho mostram um empate técnico na liderança. Na pesquisa Genial/Quaest (RS-04790/2026), Juliana Brizola aparece com 24% das intenções de voto, seguida por Luciano Zucco (PL) com 22% e Gabriel Souza com 6%.

Já no levantamento do Paraná Pesquisas (RS-09313/2026), Zucco pontua com 34,2%, contra 30,1% da pedetista e 13% do atual vice-governador.

Por

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte