Itatiaia

Ao anunciar candidatura, Aécio minimiza ataques cometidos por Kalil no passado

Tucano anunciou que se lançará ao cargo de Senador por Minas Gerais nesta sexta-feira (28)

Por
Aécio Neves lança candidatura ao Senado por Minas Gerais
Aécio Neves lança candidatura ao Senado por Minas Gerais • Edson Costa / Itatiaia

O deputado federal e agora candidato ao Senado por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), minimizou o histórico de embates com o ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato ao governo do estado, Alexandre Kalil (PDT), que compõe a chapa do tucano na empreitada à Casa Alta do Congresso Nacional. A declaração aconteceu em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28), quando Aécio anunciou que concorreria ao Senado novamente.

Questionado sobre uma possível contradição no apoio cruzado entre sua candidatura e a de Alexandre Kalil, Aécio afirmou que "a política é a arte de buscar o convívio". "Não acho (que seja uma contradição). Se estivemos distantes no passado, nada impede que estejamos juntos hoje. Eu sou da cartilha tancrediana, que dizia que o seu adversário político eventual não precisa ser seu inimigo, porque as circunstâncias da política podem aproximá-los. E essa aqui é uma realidade", pontuou.

"Tenho enorme respeito pessoal pela trajetória do prefeito Alexandre Kalil. Da minha boca jamais saiu qualquer crítica a ele. E fico muito feliz de vê-lo com a disposição com a determinação que está de contribuir ah com Minas Gerais. Vamos estar juntos, de cabeça erguida, andando por Minas Gerais. E eu tenho certeza de que nós estamos contribuindo para resgatar a política, a boa política, tão em falta, não apenas em Minas, mas no Brasil", finalizou o candidato.

"Príncipe na gaiola" e histórico de ataques

Logo após vencer a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte em 2016, Kalil adotou um tom agressivo contra o grupo político de Aécio. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais na época, o então prefeito eleito disparou advertências diretas e sugeriu que o tucano terminaria preso em decorrência de investigações e delações premiadas envolvendo a construção da Cidade Administrativa.

"Muito cuidado com o que vocês estão fazendo com o príncipe Aécio Neves, muito cuidado. Porque eu avisei, não tenho medo e não sou de brincadeira. Cuidado que o príncipe vai pra gaiola”, disse Alexandre Kalil.

Na mesma ocasião, acuado por ataques de adversários, Kalil elevou o tom e chamou o candidato tucano derrotado na disputa pela capital, João Leite, de “pateta” e “covarde”, além de qualificar os membros da campanha rival como uma “cambada de idiotas".

Kalil admitiu ataques a Aécio

Em entrevista ao UOL no dia 13 de agosto, Alexandre Kalil admitiu que "sempre agrediu" Aécio Neves e chegou a dizer que teve vontade de "matá-lo". Contudo, passou panos quentes na turbulenta relação entre os dois e defendeu que o tucano foi absolvido dos processos em que foi envolvido.

“Eu tive diferenças políticas com o Aécio e sempre o agredi, ele nunca me agrediu. Eu que fiquei com raiva. Eu não estava com vontade de criticá-lo não, porque quando ele fez uma aliança com 11 partidos contra mim, eu tive vontade de matar ele, é coisa da política”, declarou.

“Eu não faço coisa com gente condenada. Ele foi julgado e há um apelo para que ele ocupe uma vaga no Senado, para que ele fortaleça nosso horário eleitoral. Porque se a gente não tiver senador, nós perderemos tempo de televisão”, concluiu Kalil.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte