Itatiaia

Senador que pegou Governo Lula de surpresa ao assinar CPI do INSS justifica decisão

Em nota, Contarato afirmou que é favorável a uma apuração rigorosa dos fatos e defende punição exemplar para os envolvidos, “doa a quem doer”

Por e 
Senador Fabiano Contarato (PT-ES) é o relator do Projeto de Lei que prevê a criação de normas gerais para organização das polícias e dos corpos de bombeiros
CPI do crime critica decisão de Gilmar e cobra de Fachin poder de quebrar sigilos • Waldemir Barreto | Agência Senado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) justificou, nesta sexta-feira (16), sua assinatura no pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o esquema de fraudes no INSS.

A decisão foi tomada sem consulta prévia ao governo e pegou de surpresa aliados do presidente Lula, que vinha tentando barrar o avanço da investigação no Congresso.

“Não é possível tratar com leniência uma estrutura que, ao longo de anos, permitiu que associações descontassem indevidamente valores dos benefícios de pessoas que dependem da Previdência para viver com dignidade”, declarou o parlamentar.

Diante da movimentação no Senado e da crescente pressão política, o presidente Lula se reuniu com ministros e líderes da base aliada para discutir uma estratégia de contenção da CPMI e tentar evitar novos desgastes para o governo.

Por

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte