Belo Horizonte
Itatiaia

Deputados aprovam projeto de Zema que libera mais de meio bilhão de reais para o Ipsemg

Projeto aprovado na ALMG autoriza o uso dos recursos provenientes do aumento de arrecadação por meio de uma lei que alterou o financiamento da assistência à saúde prestada pelo Ipsemg

Por
Deputados derrubaram veto do governador Romeu Zema
Deputados estaduais aprovaram suplementação para o Ipsemg em sessão extraordinárias desta terça-feira (15) • Alexandre Netto/ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em primeiro turno nesta terça-feira (15), o projeto do governador Romeu Zema (Novo) que pede suplementação orçamentária para o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) em R$ 584,9 milhões.

De acordo com o Executivo, o objetivo do Projeto de Lei (PL) 3.664/2025 seria autorizar o uso dos recursos provenientes do aumento de arrecadação por meio de uma lei que alterou o financiamento da assistência à saúde prestada pelo Ipsemg.

O governador também argumenta que o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica para 2025, previsto em portaria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) — que é maior do que a inflação de 2024 e que as estimativas do orçamento estadual de 2025 —, também vai impactar positivamente na arrecadação do Instituto.

A previsão do governo é que as contribuições dos servidores financiem R$ 436.952.427,00 da suplementação orçamentária, e as contribuições patronais do Estado financiem R$ 147.984.641,00.

Por

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.