Belo Horizonte
Itatiaia

Condenado por bomba em aeroporto quer acordo de delação com CPMI

O advogado do blogueiro Wellington Macedo disse que o cliente tem interesse em fazer um acordo, mas antes ele precisa ter acesso às investigações do STF

Por
Blogueiro Wellington Macedo condenado por bomba em aeroporto
Blogueiro Wellington Macedo condenado por bomba em aeroporto • Reprodução Youtube

O advogado Síldilon Maia Thomáz do Nascimento, que defende blogueiro Wellington Macedo de Souza, condenado a seis anos de prisão por tentar explodir uma bomba no aeroporto de Brasília, afirmou que o cliente interesse em fechar um acordo de delação premiada na CPMI do 8 de janeiro.

A proposta foi feita nesta quinta-feira (21) pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. Welington foi convocado, mas permaneceu em silêncio durante a sessão de hoje (21).

No dia 18 de agosto, o blogueiro foi condenado a seis anos de prisão, em regime inicial fechado. Ele estava foragido e foi preso no último dia 14, no Paraguai.

O defensor disse que tem interesse em fechar um acordo de delação, mas antes precisa conhecer as investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal e se reunir com a senadora Eliziane Gama. "Sim, eu marquei com a relatora de voltarmos a ter um contato reservado, saber o que a relatora pode oferecer nessa transação de uma colaboração premiada, que foi o que ela sugeriu, e em um segundo momento, sendo possível essa formalização, ele colaborará. Tão logo eu tenha acesso a todas as peças das investigações que tramitam no Supremo, eu farei esse encontro com a senadora", afirmou o advogado.

A expectativa do advogado é negociar até a extinção da pena do blogueiro. "Olha, a delação premiada ou a negociação nesse sentido trabalha desde uma redução de até dois terços, até um perdão, mas tudo isso tem que ser posto na mesa, para se saber de parte a parte o que é possível ser feito", afirmou o defensor que considera, inclusive, o perdão da pena.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.