CMBH reabre os trabalhos com projetos sobre pessoas trans, câmeras de segurança e idosos
Textos polêmicos marcarão a retomada dos trabalhos em maio; a Câmara de BH vota projetos em plenário na primeira quinzena dos meses

Serão retomadas nesta segunda-feira (04) as votações na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A semana deve começar com votação polêmica na pauta, pois pode ser votado em definitivo projeto que prevê que federações, entidades desportivas, clubes, organizadoras de eventos, de competições e de torneios levem em consideração o sexo biológico como critério definidor para participação em seus eventos.
O texto, que tramita em segundo turno, é de autoria da vereadora Flávia Borja (Podemos). A proposta movimentou parlamentares da bancada de esquerda, que alegam que o texto retira o reconhecimento de pessoas transexuais em esportes.
Em primeiro turno, os vereadores devem votar projeto que prevê a criação de um sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial em Belo Horizonte. A proposta encabeçada pelo vereador Vile Santos (PL), com outros três parlamentares, pretende criar um programa de segurança pública aliado à tecnologia. O texto prevê a instalação de câmeras inteligentes em pontos estratégicos, priorizando áreas com maior índice de criminalidade e grande circulação de pessoas.
Também podem ser votados hoje projetos que ampliam a proteção ao idoso. Dois projetos em segundo turno. De autoria do vereador Arruda, dos republicanos, um dos projetos prevê que porteiros e funcionários de condomínios sejam capacitados para atender demandas de moradores idosos que vivem sozinhos.
O outro texto, de Loíde Gonçalves (MDB), quer que estabelecimentos comerciais e órgãos públicos afixem, de forma clara e visível, identificação de atendimento preferencial para pessoas com mais de 80 anos.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.



