Belo Horizonte
Itatiaia

Brasil retoma mediação entre governo da Colômbia e grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional

Em novembro passado, presidente colombiano Gustavo Petro convidou o Brasil para fazer parte da Mesa de Diálogos de Paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN)

Por
Brasil fará parte da mesa de negociação entre a Colômbia e o ELN
Brasil fará parte da mesa de negociação entre a Colômbia e o ELN • Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo brasileiro transmitiu ao governo colombiano, liderado por Gustavo Petro, a retomada da participação da Mesa de Diálogos de Paz, entre o país latino-americano e o Exército de Libertação Nacional (ELN). A participação da mesa de negociação é retomada pelo país após quatro anos, quando da decisão do governo de Jair Bolsonaro (PL) de interromper as negociações ainda em 2019.

Até aquela data, o Brasil participa da tentativa de acordo entre o grupo guerrilheiro e a Colômbia.

Em novembro do ano passado, Petro formalizou a retomada da Mesa de Diálogos de Paz, após a iniciativa ter sido abortada pelo governo de Ivan Duque, de direita. No dia 25 de novembro, a Colômbia confirmou a participação de Cuba, Venezuela e Noruega na mesa de negociação e convidou Brasil, Chile e México a exercerem a dunção.

"É com satisfação que o Brasil volta a integrar o processo, fundamental para a consolidação da paz na Colômbia e de grande importância, por consequência, para a região e para o mundo", diz comunicado assinado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Processo de paz na Colômbia

Essa não é a primeira tentativa do governo colombiano de negociar um processo de paz com grupos que fizeram parte de guerrilhas desde os anos 60. Em 2016, um acordo foi assinado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para que eles deixassem de ser um grupo armado e se transformassem em um partido político.

Por

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.