Itatiaia

Brasil assumirá a presidência do G20 pela primeira vez; saiba quais serão prioridades

O encontro da cúpula será realizado no próximo final de semana, dias 09 e 10, na Índia

Por
Primeiro ministro da Índia, Narenda Modi e presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
Primeiro ministro da Índia, Narenda Modi e presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva • Ricardo Stuckert

O Brasil recebe no próximo domingo (10), simbolicamente, a presidência do G20, bloco que reúne as principais economias do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quinta-feira (7) e desembarca no continente asiático na sexta-feira (8). Apesar da solenidade de transição de comando ser em setembro, somente no dia 1º de dezembro o governo brasileiro passa a responder pelo grupo. A reunião da 18ª cúpula será em Nova Délhi, capital da Índia, país que atualmente preside o bloco. O mandato indiano termina no dia 30 de novembro. O encontro será realizado no sábado (9) e domingo (10).

Primeira vez

Embora haja quem considere que o Brasil presidiu o G20 em 2008, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o país assumirá o comando do bloco pela primeira vez, realizando as reuniões em território nacional. O grupo é formado por 19 países e a União Europeia. Atualmente, integram o G20: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos; além da União Europeia (que tem 27 membros).

Cada presidência dura um ano. O G20 foi criado em 1999 para discutir a organização econômica mundial, após a crise financeira asiática. Quando foi inaugurado, as reuniões do grupo eram realizadas entre os ministros, que representavam cada um dos países. No entanto, em 2008, após a crise financeira norte-americana, o grupo começou a reunir os chefes de estado, inaugurando as reuniões de cúpula.

O encontro de cúpula é o principal evento dentro do mandato de um ano, mas ao longo dos 12 meses são realizadas diversas reuniões, inclusive entre ministros.

Prioridades

A prioridade brasileira será o enfrentamento as desigualdades em diversas áreas. Na lista estão: combate à fome, à pobreza e a dificuldade dos países mais pobres no acesso ao enfrentamento de problemas climáticos. Os detalhes serão revelados no discurso do presidente no domingo, segundo o embaixador Maurício Lyrio.

"Ele (Lula) mencionou que, naturalmente, a questão do combate às desigualdades, e desigualdades entendidas de uma forma ampla, não só na área social, mas a desigualdade entre países, de acesso a recursos, a desigualdade também nos meios para enfrentar, por exemplo, a questão do clima, mas sobretudo a questão da desigualdade refletida em temas que são muito caros ao governo brasileiro e ao presidente Lula, que são o combate à pobreza, o combate à fome, ou seja, a agenda social de maneira geral", afirma

Programação

A reunião do próximo final de semana terá dois painéis e reuniões bilaterais no sábado e um painel e a solenidade de transição no domingo. Confira a programação:

Os eventos abaixo estão no horário indiano que, no fuso, está 8 horas a frente do Brasil.

DIA 09

PRIMEIRO DIA DA REUNIÃO

Boas-vindas do primeiro da Índia, Narenda Modi

  • 10h30 às 13h30 (Horário Índia) - Painel: Um planeta (meio ambiente e clima, transição energética, emissão de carbono)

*02h30 (Horário Brasília)

  • 13h30 às 15h (Horário Índia) - Reuniões bilaterais

*05h30 (Horário Brasil)

  • 15h às 16h45 (Horário Índia) - Painel: Uma família (crescimento inclusivo, desenvolvimento sustentável saúde, educação, desenvolvimento liderado por mulheres)

*07h (Horário Brasília)

DIA 10

SEGUNDO DIA DE REUNIÃO

  • 10H30 AS 12h30 (Horário Índia) - Painel: Sobre um Futuro (transformações tecnológicas, infraestrutura pública digital, futuro do trabalho e emprego)

*02h30 (Horário Brasília)

  • 13H (Horário Índia)- Cerimônia Simbólica de Transferência de Presidência

*05h (Horário Brasília)

O presidente Lula terá fala nas das sessões de sábado e fará também o discurso de encerramento, que fechará o evento no domingo.

Por

Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.

 

 

Belo Horizonte