Belo Horizonte
Itatiaia

ALMG: Comissão de Direitos Humanos quer explicações por soterramento que matou 4 em BH

Representantes de empresa envolvida em acidente na Região Centro-Sul podem ser chamadas para audiência pública prevista para esta semana 

Por e 
Visão aérea mostra local do soterramento em BH
Visão aérea mostra local do soterramento em BH • Guilherme Lara/BTN/Itatiaia

Comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se preparam para cobrar informações das empresas ligadas ao soterramento que matou quatro trabalhadores em Belo Horizonte, nesta terça-feira (17). O acidente aconteceu na obra de construção de um supermercado no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul da capital mineira.

Segundo a deputada estadual Andréia de Jesus (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, há, em curso, articulações para uma audiência pública sobre a precarização do trabalho na quinta-feira (20). O encontro é organizado pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia. A ideia é aproveitar a reunião para colher informações dos responsáveis pela obra.

"Neste momento, o que é mais grave é que são quatro pessoas (mortas). Costumo dizer que a carne mais barata do mercado é a carne negra. Estamos falando de trabalhadores que foram enterrados vivos e não vão voltar para as suas casas", disse a deputada.

Andréia afirmou, ainda, que acidentes do tipo são “previsíveis”. De acordo com a petista, as quatro mortes poderiam ter sido evitadas. 

"Estamos falando de responsabilizar pessoas que sabiam que aquilo podia acontecer", pontuou.

As quatro vítimas do soterramento já foram identificadas. O acidente matou os operários Roberto Mauro da Silva, de 55 anos; Zacarias Evangelista Fonseca, de 59; Rafael Pereira Barbosa, de 35, e a engenheira Juliana Angélica Menezes Veloso, de 30. Houve um sobrevivente, de 23 anos, que ainda não teve a identidade revelada.

Segundo a prefeitura, a obra estava regular. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informou que um talude de cerca de três metros se desprendeu e provocou o soterramento.

O que dizem os envolvidos?

Em nota, a rede de supermercado Verdemar diz lamentar profundamente o ocorrido. 

"Estamos acompanhando de perto para garantir, juntamente com a Construtora Kaeng, responsável pela obra, toda a assistência às vítimas, aos atendimentos em andamento no local e aos familiares de todos. A obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças, indicando se tratar de uma fatalidade. As autoridades estão no local para apurar as causas", lê-se no comunicado.

A Construtora Kaeng, por sua vez, disse trabalhar para garantir "toda a assistência às vítimas e a seus familiares".

"Informamos, também, que a obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças em ordem! Isto significa que se trata de uma fatalidade. As autoridades competentes estão no local para a apuração das causas", aponta texto assinado pelo advogado Ricardo Luiz Tavares Victor.


Iframe Embed

Por

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Por

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.