Ouvindo...

‘PSDB não está à venda e não será incorporado por nenhum partido’, diz Aécio Neves

Deputado federal tucano descartou união com outras siglas, mas governadores e prefeitos pressionam por uma definição até eleição de 2026

Em meio às negociações para que o PSDB seja incorporado a outros partidos políticos, com direito à pressão dos três governadores tucanos por uma definição, o deputado Aécio Neves afirma que a sigla não vai se unir a outras legendas.

O tucano usou suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (17) para afirmar que “o PSDB não está à venda”.

“O PSDB não está à venda e não será incorporado por nenhum partido. Nosso papel na construção de um projeto alternativo para o Brasil segue firme. O PSDB seguirá independente, com seu projeto de centro, longe dos extremos e fiel à sua história”, escreveu Aécio.

Com resultados ruins nas últimas eleições, o PSDB corre o risco de não atingir a cláusula de barreira implementada pela reforma eleitoral de 2017.

Para reduzir o grande número de partidos políticos no país, o Congresso aprovou uma cláusula de desempenho que estabelece patamares mínimos de votação, com representação em vários estados, para que uma sigla tenha direito a receber o fundo partidário.

Na prática, em 2026 os partidos devem conseguir eleger pelo menos 13 deputados fedrais, distribuídos em pelo menos nove estados. Ou conseguir 2,5% dos votos válidos para a Câmara, também com votos distribuídos em nove estados.

Desde a eleição de 2018, o PSDB enfrenta uma verdadeira debandada de parlamentares e prefeitos de seus quadros. Atualmente os tucanos estão no limite da cláusula de desempenho, com uma bancada de 13 deputados federais.

Negociações com PSD e MDB

No final do ano passado, lideranças tucanas começaram as conversas para uma incorporação ao PSD. Outros nomes da sigla também defendem conversas com o MDB.

A incorporação acontece quando um partido absorve outro e uma das legendas deixa de existir, transferindo seus membros e adotando o estatuto da outra sigla. Neste caso, o PSDB seria incorporado pelo PSD. Um dos exemplos recentes registrados do uso deste mecanismo é a incorporação do PROS pelo Solidariedade.

Os três governadores do PSDB - Raquel Lyra (PE), Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS) - já estudam novos caminhos políticos, conversam com outras siglas e podem deixar o partido.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais