Belo Horizonte
Itatiaia

Haddad diz que já esperava aumento da inflação neste ano 'em função do que está acontecendo no mundo'

O IBGE divulgou que o IPCA, a principal medida da inflação no país, aumentou 0,38% em julho

Por e 
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) • Fabio Rodrigues-Pozzebom | Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (9) que já antecipava um aumento da inflação este ano devido ao cenário internacional. Segundo ele, existe a necessidade de cautela ao monitorar os números para a definição da taxa básica de juros pelo Banco Central.

"O BC tem mandato para cuidar da inflação (...) O BC tem falado a respeito, o dólar teve uma queda significativa nos últimos dias. E a gente espera que esses números [da inflação] convirjam para patamares inferiores. Mas nós esperávamos, em função do que esta acontecendo no mundo, que houvesse alguma mexida na inflação nesse ano", disse Haddad a jornalistas nesta manhã.

Por

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos