Belo Horizonte
Itatiaia

Movimento artístico de Mariana recebe reconhecimento de ex-ministro da Educação do Reino do Butão

Círculo de Embaixadores da Paz destaca impacto da aldravia na alfabetização e inclusão; ex-ministro do Butão visita Mariana para conhecer a poesia

Por
Antônia Veloso

A aldravia é uma forma poética criada em Mariana, Minas Gerais, no ano 2000, por Gabriel Bicalho, J.S. Ferreira, José Benedito Donadon e Andreia Donadon. Caracteriza-se pela poesia minimalista e sintética, composta por seis versos univocabulares, sem pontuação, buscando expressar o máximo com o mínimo de palavras.

Em agosto de 2023, a aldravia foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado. Em 2025, recebeu o título de “Poesia da Inclusão” pelo Círculo de Embaixadores da Paz, uma entidade vinculada à ONU, devido ao seu impacto na alfabetização, no acesso democrático à poesia e no uso terapêutico no ambiente de trabalho e no sistema carcerário.

Em entrevista à Rádio Itatiaia Ouro Preto, Andreia Donadon explicou a importância desse reconhecimento:

“A aldravia chegou a diversos lugares, incluindo unidades prisionais de Minas Gerais, o que foi decisivo para o título de ‘Poesia da Inclusão’ concedido pelo Círculo de Embaixadores da Paz. Para poetas, pesquisadores e para a cidade de Mariana, esse reconhecimento é um orgulho. A aldravia convida o público a se tornar poeta”, disse.

Nesse contexto, o ex-ministro da Educação do Reino do Butão, Thakur Powdyel, responsável pela criação do medidor FIB (Felicidade Interna Bruta) — um modelo alternativo ao Produto Interno Bruto (PIB), que coloca o bem-estar e o desenvolvimento sustentável como prioridades —, conheceu a aldravia e veio a Mariana para entender de perto o movimento artístico.

Andreia ainda comentou sobre a importância da vinda do ex-ministro para o reconhecimento da aldravia. Atualmente, o Reino do Butão é reconhecido como o país mais feliz do mundo.

A Academia Marianense de Letras celebrou, na última terça-feira (18), a visita do ex-ministro com uma cerimônia que contou com a apresentação da banda Jazz Barroco e a presença de autoridades locais, como a vice-prefeita de Mariana, Sônia Azzi, e o delegado da Polícia Civil Marcelo Bangoim, também poeta aldravista. Bangoim criou uma biblioteca dentro da delegacia para incentivar a leitura e o trabalho.

Além disso, o ex-ministro foi nomeado membro honorário da Academia Marianense de Letras pela contribuição à popularização da aldravia no Butão.

Por

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.