Belo Horizonte
Itatiaia

Hemominas faz apelo por doações de sangue em Minas Gerais 

Campanha destaca a importância da doação regular para manter estoques suficientes de hemocomponentes e atender pacientes em todo o estado

Por
Campanha destaca a importância da doação de sangue regular para a criação de um estoque de sangue e hemoderivados seguro
Campanha destaca a importância da doação de sangue regular para a criação de um estoque de sangue e hemoderivados seguro • Pexels

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, a Fundação Hemominas faz um apelo à população de Minas Gerais para que contribua com doações em todo o estado. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância vital da doação de sangue e agradecer aos doadores voluntários por seu valioso apoio. A Fundação Hemominas concentra esforços na realização de campanhas de doação para abastecer os estoques da rede e garantir o fornecimento de hemocomponentes em suas unidades estrategicamente localizadas.

A campanha de 2023, intitulada "Doe Sangue, Doe Plasma, Compartilhe a Vida, Compartilhe com Frequência", destaca a necessidade contínua de suporte transfusional ao longo da vida para pacientes que dependem dessas doações. Além disso, ressalta a importância da doação regular de sangue para a criação de um estoque seguro, sustentável e sempre disponível de sangue e hemoderivados, a fim de garantir que todas as pessoas que necessitam recebam o tratamento adequado. Nivaldo Júnior, assessor de captação e cadastro da Fundação Hemominas, enfatiza a importância de mais pessoas se mobilizarem em torno dessa causa, agradecendo aqueles que já são doadores regulares e incentivando a compartilhar suas experiências com amigos e familiares.

"Infelizmente os estoques estão baixos. Todo tipo de sangue é muito importante, por isso aproveito para convidar você que ainda não é doador. Se você tiver entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estiver em boa saúde, é muito importante", confirmou Nivaldo.

Para facilitar o acesso à doação, a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto oferece transporte mensalmente aos ouropretanos que desejam doar sangue em Belo Horizonte. Para agendar sua doação, basta entrar em contato com Amigos do Sangue pelo telefone 99537-1961. É fundamental ressaltar que pessoas entre 16 e 69 anos, com peso acima de 50 kg, em boa saúde, bem hidratadas, sem jejum e que tenham tido uma boa noite de sono anterior são aptas a doar. Faça parte dessa iniciativa, doe sangue, doe vida.

Por

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.

Hemominas faz apelo por doações de sangue em Minas Gerais  | Rádio Itatiaia