Ouvindo...

Corpo de Bombeiros alerta para golpes envolvendo nome da corporação em Minas Gerais

Criminosos enviam mensagens falsas para aplicar golpes na região dos Inconfidentes

O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto alertou a população sobre a ocorrência de dois golpes envolvendo o nome da corporação. A informação foi repassada pelo Capitão Torres, que destacou tentativas recentes de fraude na região dos Inconfidentes.

O primeiro golpe identificado envolve o envio de e-mails em nome do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. Nas mensagens, os golpistas afirmam falsamente que o estabelecimento do destinatário está em situação irregular, que há necessidade de vistoria ou que foi aplicada uma multa. O conteúdo induz o usuário a clicar em links fraudulentos, que podem resultar em roubo de dados ou na emissão de boletos falsos.

O Corpo de Bombeiros esclarece que não envia e-mails com notificações de vistoria ou de multa. O processo oficial de vistoria ocorre por meio de plataforma própria da corporação, com comunicação realizada presencialmente por militares autorizados. A corporação orienta que casos suspeitos sejam comunicados às autoridades competentes.

O capitão Torres, do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto dá mais detalhes sobre outro golpe comum na região

“A segunda situação de fraude geralmente ocorre com cursos que são oferecidos como “Bombeiro Aprendiz” ou “Bombeiro Mirim”, que não têm qualquer relação com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Normalmente, o golpe consiste em induzir a pessoa a se inscrever no curso, mediante o pagamento de uma taxa. No entanto, o golpista não ministra nenhuma aula. Costuma afirmar que o curso será realizado em uma escola ou auditório, mas, ao chegar ao local, a vítima descobre que o curso não existe.
Por isso, pedimos que, sempre que receberem esse tipo de e-mail, entrem em contato com o Corpo de Bombeiros da sua região, nos informem e verifiquem se os cursos ou links são reais”.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.