Participe do canal e receba as Orações da Itatiaia no WhatsApp

Dom Walmor | Moradia na pauta da fé

A fé cristã recorda que o próprio Jesus veio morar entre nós; a casa, lugar de acolhimento e crescimento humano, torna-se símbolo da dignidade que deve ser garantida a todos

Moradia digna, relevante questão social, também integra a pauta da fé

Moradia digna, relevante questão social, também integra a pauta da fé. Diante do grande déficit habitacional no Brasil, sociedade, instituições e representantes públicos têm responsabilidades legais e morais, pois o acesso à moradia está diretamente ligado ao respeito à dignidade humana. A falta de habitação adequada fere a sacralidade da pessoa. Cada cristão tem o dever de ajudar a superar essa realidade, inspirando-se nas orientações de Jesus no Sermão da Montanha, quando indica a oração, o jejum e a esmola como caminho de conversão. A esmola, entendida como gesto concreto de misericórdia e caridade, recorda que não basta rezar e jejuar sem se comprometer com o sofrimento do próximo. A verdadeira conversão inclui solidariedade e partilha.

Nesse horizonte, a Igreja Católica no Brasil, por meio da Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB, convida a sociedade a olhar com atenção para os irmãos e irmãs que vivem em condições precárias de moradia. No tempo da Quaresma, marcado pelo chamado à caridade fraterna, solidarizar-se com os que não têm casa digna torna-se gesto concreto de fé e de compromisso com a dignidade humana.

Neste ano, a Igreja propõe refletir sobre essa realidade à luz da fé, incentivando gestos de solidariedade e o engajamento cidadão na construção de políticas públicas capazes de enfrentar o déficit habitacional e superar injustiças sociais. A fé cristã recorda que o próprio Jesus veio morar entre nós. A casa, lugar de acolhimento e crescimento humano, torna-se símbolo da dignidade que deve ser garantida a todos. Promover o direito à moradia é, portanto, também expressão autêntica da fé e da cidadania.

Leia também

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e publica semanalmente aos sábados no Portal Itatiaia.

Ouvindo...