Votação de brasileiros em Nova York muda de local por temor do ICE
A comunidade brasileira em Nova York terá um novo local de votação para as eleições de 2026; a mudança, segundo fontes, considerou a preocupação com a presença da polícia de imigração dos EUA

A escolha do local de votação para as eleições de 2026 em Nova York levou em conta, entre outros fatores, a preocupação da comunidade brasileira com a polícia de imigração dos Estados Unidos, a Immigration and Customs Enforcement (ICE), segundo fontes.
Nas eleições presidenciais de 2022, os brasileiros votaram na Cathedral High School, em Manhattan. Contudo, a escola está em reforma, e o local de votação foi transferido para o Queens College, no Queens, uma das cinco regiões administrativas de Nova York.
Nova York não tem cooperado com as ações de detenção de imigrantes coordenadas pela ICE durante a gestão do então presidente Donald Trump. Por essa razão, a cidade tem sido classificada como uma das "cidades-santuário" em relação às políticas imigratórias do governo americano.
Fontes da CNN afirmam, entretanto, que haverá presença de viaturas da polícia da cidade na entrada do colégio. Elas acrescentam que a ICE só poderia eventualmente entrar no estabelecimento com mandado judicial.
Um interlocutor também ressaltou que não há expectativa de ações da polícia de imigração dirigidas aos brasileiros. Ele argumenta que a ICE não esteve presente em eleições recentes de países latino-americanos, como México, Equador, Colômbia, Peru e Chile.
No comunicado oficial sobre a mudança do local de votação, o Consulado do Brasil em Nova York afirmou que a escolha levou em consideração diversos fatores, "sempre tendo em vista a segurança e o conforto da comunidade no ambiente de realização das eleições".
Leia mais
- Mudança temporária do local de votação pode ser solicitada até dia 22 de agosto
- Eleitores já podem pedir transferência temporária de seção: saiba quem tem direito
- Nikolas vota no bairro Nova Suíça e faz previsões para 2026
O texto do Consulado dizia que o novo local foi definido por se tratar de um campus universitário amplo, com capacidade para abrigar todos os eleitores, voluntários e equipamentos de maneira ordenada e protegida. Segundo o Consulado, a escolha atendeu tanto a critérios de proteção interna, pela segurança universitária, quanto externa, pela polícia de Nova York (NYPD).
O comunicado detalhou ainda que a escola possui ambulância no campus, espaço para acomodar as filas e se adequa a normas de acessibilidade (com rampas para idosos e cadeirantes), além de ter estacionamento gratuito, áreas verdes e playground infantil.
O Consulado esclareceu ainda que a decisão foi tomada em coordenação com a Prefeitura e com o departamento de polícia de Nova York, após intensa pesquisa de espaços na cidade, "sem que tenha sido encontrado nenhum outro espaço disponível nas dimensões necessárias e condições adequadas" para a realização do pleito.
As justificativas apresentadas pelo Consulado, porém, não foram suficientes para evitar críticas de brasileiros que reclamam da distância do novo local de votação.
A escola no Queens fica a cerca de quarenta minutos do centro de Manhattan de carro e não permite o acesso via transporte público, apenas de metrô, sendo necessária a utilização também de ônibus.
Fontes afirmam, porém, que a busca por locais que atendessem a todos os critérios exigidos pelas autoridades locais e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi exaustiva. Apesar de meses de esforços, não foi possível encontrar opções mais próximas.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o total de brasileiros aptos a votar no exterior nas eleições de 2026 é de novecentos e dezoito mil oitocentos e setenta e seis, sendo duzentos e sessenta e cinco mil apenas nos Estados Unidos, o que representa vinte e oito vírgula oitenta e nove por cento dos eleitores.
Entre as cidades americanas com maior número de eleitores estão: Boston (53.409), Miami (40.108), Nova York (39.026), Orlando (26.414) e Los Angeles (18.311).
Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.



