Itatiaia

Vídeo mostra destruição após deslizamento de terra e chuva no Chile; governo declara emergência

Instituições de ensino, shoppings, lojas de conveniência e casas foram afetadas pela enxurrada de lama e detritos

Por
Carabineros estão em uma rua coberta de lama após um deslizamento de terra no bairro de Las Condes, em Santiago, em 8 de outubro de 2026
Carabineros estão em uma rua coberta de lama após um deslizamento de terra no bairro de Las Condes, em Santiago, em 8 de outubro de 2026 • RODRIGO ARANGUA / AFP

O governo do Chile declarou estado de emergência após um deslizamento de terras, acompanhado de chuvas intensas, devastar a região de Las Condes, em Santiago.

Segundo o jornal chileno La Tercera, instituições de ensino, shoppings, lojas de conveniência e casas foram afetadas pela enxurrada de lama e detritos.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a destruição causada pela ocorrência. Veja:

O presidente José Antonio Kast declarou o local como zona de desastres para destinação de recursos. "Como resultado das informações coletadas pelo COGRID (Comitê Regional de Resposta a Emergências e Gestão de Desastres), liderado pelo Ministro Alvarado e com a participação dos Ministros de Obras Públicas, Defesa, Saúde e Energia, e dada a necessidade de alocar todos os recursos disponíveis para enfrentar a emergência, determinei que o município de Las Condes seja declarado zona de desastre", afirmou.

Seis pessoas ficaram feridas devido à ocorrência. Carros foram arrastados ao longo das ruas.

A prefeita de Las Condes, Catalina San Martín, afirmou que há muitas casas alagadas e pessoas ilhadas. Aulas na região foram suspensas.

Por

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

 

 

Belo Horizonte