Ouvindo...

Trump diz que guerra em Gaza ‘terminou’

Anúncio do fim do conflito entre Israel e Hamas foi feito pelo negociador-chefe do grupo palestino Hamas, Khalil al-Hayya, na última quinta-feira (9)

Segundo Trump, os reféns da guerra em Gaza devem ser liberados na segunda-feira (13)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (12) que a guerra em Gaza “terminou” enquanto viajava para Israel e Egito para celebrar um acordo de cessar-fogo e de liberação de reféns.

“A guerra terminou, certo? Entenderam?”, disse Trump aos jornalistas quando foi questionado se tinha certeza de que o conflito entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas havia chegado ao fim.

Fim da guerra após dois anos

O anúncio do fim do conflito entre Israel e Hamas foi feito pelo negociador-chefe do grupo palestino Hamas, Khalil al-Hayya, na última quinta-feira (9).

“Hoje anunciamos que o acordo foi alcançado para encerrar a guerra e a agressão contra nosso povo e começar a implementar um cessar-fogo permanente e a retirada das forças de ocupação”, disse, em um discurso televisionado.

“Recebemos garantias dos mediadores irmãos e da administração dos EUA, que confirmaram que a guerra acabou completamente”, declarou. O fim do conflito ocorre dois dias após o aniversário de dois anos do início dele.

Segundo Trump, os reféns da guerra em Gaza devem ser liberados na segunda-feira (13).

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.