Ouvindo...

Trump decidirá nas próximas semanas se EUA vão se envolver na guerra contra o Irã

A guerra iniciada na semana passada chega ao sétimo dia consecutivo com troca de bombardeios de ambos os lados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta quinta-feira (19), que decidirá “nas próximas duas semanas” se o país vai se envolver no conflito entre Israel e Irã. A guerra iniciada na semana passada chega ao sétimo dia consecutivo com troca de bombardeios de ambos os lados.

“Com base no fato de que há uma possibilidade substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em um futuro próximo, tomarei minha decisão sobre ir ou não nas próximas duas semanas”, afirmou Trump em um comunicado lido por sua secretária de imprensa, Karoline Leavitt.

Ainda nesta quinta-feira, a Casa Branca afirmou que o Irã tem capacidade de fabricar armamento nuclear em “quinze dias”, caso o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, autorizasse.

“O Irã tem tudo o que precisa para obter uma arma nuclear. Tudo o que eles precisam é de uma decisão do líder supremo para fazê-lo, e levaria duas semanas para concluir a produção dessa arma”, disse a secretária de imprensa.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.