Itatiaia

Trump afirma que Ucrânia 'pode esquecer' desejo de entrar para a OTAN

A declaração atende aos interesses da Rússia, que tem o risco do país vizinho de aderir à aliança militar como um dos motivos da invasão

Por
Produzam seus produtos nos EUA ou terão de pagar tarifas, diz Trump | CNN Brasil
Produzam seus produtos nos EUA ou terão de pagar tarifas, diz Trump | CNN Brasil • Créditos: CNN Brasil

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou em entrevistas a jornalistas nesta terça-feira (26) que a Ucrânia “pode esquecer” o plano de entrar para a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

A declaração de Trump atende aos interesse da Rússia e do presidente Vladimir Putin, que tem o risco do país vizinho de aderir à aliança militar como um dos motivos da invasão que culminou na guerra que já dura três anos.

Acordo entre Washington e Kiev

Trump e Zelensky, presidente da Ucrânia, negociam um acordo sobre a exploração dos recursos minerais da Ucrânia, cujos valores econômicos e contrapartidas de segurança são desconhecidos.

Washington afirma querer “recuperar o dinheiro” da ajuda concedida à Kiev desde o início da invasão russas. Até agora, os EUA destinaram 120 bilhões de dólares (693 bilhões de reais) para a Ucrânia, segundo dados do Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW Kiel).

A Ucrânia é rica em reservas e é responsável por cerca de 5% dos recursos minerais do mundo. Entre os destaques estão manganês, titânio e grafite.

* Com informações de AFP

Por

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

Belo Horizonte