Sobe para 80 o número de mortos após terremoto atingir a Colômbia
Tremor de magnitude 7,4 deixou um rastro de destruição em dezenas de cidades nesta segunda-feira (10)

O número de mortos após um terremoto de magnitude 7,4 atingir a Colômbia, na manhã desta segunda-feira (10), subiu para 80, segundo informações de autoridades locais. O epicentro do tremor atingiu a cidade de San José Del Palmar, no estado de Chocó, a 110 km de profundidade, segundo dados da agência geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Pelo menos 40 pessoas morreram no estado Risaralda, sendo 18 pessoas mortas na capital Pereira, a 330 km de Bogotá, segundo o prefeito Maurício Salazar. “A situação é crítica”, disse o gestor. Outras duas pessoas morreram na cidade vizinha de Manizales, de acordo com autoridades locais.
A governadora do Vale do Cauca, Dilian Francisca, informou que três crianças morreram após uma parede colapsar em Calima El Dárien, e outra morreu em Zarzal. Também houve uma morte em Támesis, em Antioquia, e outras quatro mortes em Chocó.
Após o tremor, a governador de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, informou nas redes sociais que há relatos de vários feridos e sérios danos em edifícios “Acabamos de vivenciar um grave evento sísmico no departamento de Chocó. Estamos preocupados com os tremores secundários. (...) Já estamos avaliando os danos para divulgar o primeiro relatório oficial”, disse.
O terremoto deixou um rastro de destruição em dezenas de localidades. Em Cali, a terceira maior cidade do país, o prefeito Alejandro Eder afirmou que 20 prédios desabaram e centenas de pessoas estão soterradas sob os escombros. Equipes trabalham na busca pelas vítimas.
‘População foi acordada pelo terremoto’
Segundo o jornalista Duvan Marín Martínez, o país foi praticamente acordado pelos tremores por volta das 7h40. Em um relato enviado à Itatiaia, ele classificou a situação de emergência como “séria, crítica e complicada”, reportando “danos materiais imensos”.
“As autoridades reportam uma situação crítica e complicada. A população estava acabando de acordar quando ocorreu o terremoto. Eram aproximadamente 7h43, muita gente estava indo para seus locais de estudo e trabalho, ou preparando seu café em casa, e foi pega de surpresa”, disse.
Imagens compartilhadas pelo jornalista mostram a destruição na cidade, que ainda contabiliza os danos do terremoto. A Catedral de Manizales, construída no estilo gótico, por exemplo, teve uma de suas torres destruídas e apresenta grandes rachaduras.
O que se sabe até agora
- Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Colômbia nesta segunda-feira (10), causando destruição em diversas cidades do país.
- Até o início da tarde desta segunda-feira (10) havia o registro de 69 mortes.
- Em Cali, 20 prédios desabaram e há pessoas presas sob os escombros.
- O epicentro do tremor ocorreu em San José del Palmar, a uma profundidade de 110 km, segundo a agência geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A cidade fica a cerca de 230 km de Bogotá, capital do país, e a aproximadamente 150 km de Medellín e de Cali.
- Uma réplica de magnitude 5.0 e 100 km de profundidade foi registrada cerca de uma hora depois.
- O terremoto foi o mais forte registrado na Colômbia na última década, de acordo com o Serviço Geológico do país.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.





