Itatiaia

Líderes mundiais oferecem ajuda à Colômbia após terremoto com mais de 100 mortes

Diversos líderes internacionais, incluindo o presidente Lula, o secretário de Estado dos EUA Marco Rubio e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, expressaram solidariedade e ofereceram apoio ao país afetado

Por
Pessoas buscam sobreviventes em meio aos escombros de um prédio que desabou após um terremoto em Cali, na Colômbia, em 10 de agosto de 2026 • JOAQUIN SARMIENTO / AFP

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Colômbia, com epicentro no departamento de Chocó, a leste de San José del Palmar e a aproximadamente 284 km de Bogotá, elevando o número de mortos para 111 e mobilizando líderes internacionais para oferecer apoio ao país. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o governo norte-americano está monitorando de perto a situação e está pronto para apoiar o povo colombiano e o governo do país. Ele orientou cidadãos americanos que se encontram na Colômbia a se cadastrar em um link disponibilizado pelo Departamento de Estado, para que possam buscar assistência da embaixada, caso necessário.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nas redes sociais e disse ter recebido "com preocupação a notícia do forte terremoto que atingiu a Colômbia". Em nome do povo brasileiro, ele expressou solidariedade "especialmente às famílias das vítimas e a todos afetados pelos tremores", acrescentando que "o Brasil permanece à disposição da Colômbia para prestar o apoio necessário".

Na Venezuela, Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana, desejou solidariedade e orações ao povo colombiano. Ela ressaltou que os venezuelanos conhecem "em primeira mão como a solidariedade internacional é vital diante de uma tragédia dessa magnitude". O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que seu governo está pronto para fornecer "apoio imediato com todas as equipes de resgate salvadorenhas, profissionais de saúde, paramédicos, suprimentos ou qualquer outro tipo de assistência".

O Ministério de Relações Exteriores da Guatemala divulgou um número de telefone de emergência para cidadãos guatemaltecos na Colômbia e pediu que eles permaneçam atentos às orientações das autoridades locais, consultando apenas fontes oficiais. Na Europa, Portugal manifestou "sinceras condolências às famílias das vítimas" e desejou rápida recuperação aos feridos. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, afirmou estar acompanhando "com preocupação as atualizações sobre o terremoto" e expressou "a mais profunda solidariedade da Itália ao povo colombiano e às famílias afetadas".

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou as notícias do terremoto como "terríveis" e prestou condolências às famílias das vítimas. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, ofereceu "toda assistência que Israel puder fornecer" e disse que seus "pensamentos e orações estão com o povo colombiano nestes momentos difíceis".

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte