Revista britânica publica capa com Trump sem camisa e montado em urso polar; veja

Publicação da The Economist destaca a cobiça do presidente dos Estados Unidos com a Groenlândia, e faz uma referência ao líder russo Vladimir Putin

Presidente Trump faz comentários sobre Groenlândia durante discurso

A revista britânica The Economist publicou nessa quarta-feira (21) uma capa com uma montagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sem camisa e em cima de um urso polar. A imagem é uma referência a um “meme” do líder russo Vladimir Putin, que também aparece sem camisa em cima de um urso.

A edição do periódico traz detalhes do imbróglio envolvendo os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pelo controle da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca. Trump havia aumentado a pressão contra os aliados europeus, demonstrando grande desejo pela posse da ilha.

O presidente norte-americano chegou a ameaçar taxar em 10% os países que defendem o território. Contudo, nessa quarta-feira (21), ele confirmou que não usaria a força para tomar a ilha e depois cancelou as tarifas após fechar a estrutura de um acordo com a Otan. O desenrolar do alívio se deu durante sua participação no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

No local, Trump encontrou líderes europeus e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. A The Economist cita as falas de Trump no evento, e o classifica “quase que como um conciliador”. O republicano argumenta que a ilha é um território fundamental para a estratégia militar americana, e já destacou que o espaço é disputado por China e Rússia.

Em postagem na rede social X, a revista britânica compartilhou a capa e disse que “a crise da Groenlândia traz lições para todos os países. Os aliados dos Estados Unidos precisam se preparar para um mundo em que estarão sozinhos e a Otan não existirá mais”. A legenda reverbera uma fala da primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen.

“Se os EUA optarem por atacar militarmente outro país da Otan, então tudo para, incluindo a própria aliança militar e, consequentemente, a segurança que foi estabelecida desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, afirmou.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...