Pesquisadora sugere colocar sal em chá e gera polêmica nas redes sociais; entenda
O assunto viralizou na internet e até mesmo a Embaixada dos Estados Unidos no Reino Unido se manifestou

🫖 Já pensou? Chá com sal? Pois é, uma pesquisadora e professora dos Estados Unidos gerou polêmica nas redes sociais, após sugerir uma receita inusitada para o chá perfeito: adicionar uma pitada de sal à xícara. A novidade, causou alvoroço até no Reino Unido - país em que o chá, por ser consumido por milhões de pessoas, se tornou uma espécie de instituição cultural.
A sugestão curiosa de Michelle Francl, professora de química no Bryn Mawr College, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, veio de um livro escrito por ela, sobre a ciência molecular por trás da xícara de chá perfeita – intitulado “Steeped: The Chemistry of Tea”, em português, 'Embebido: a química do chá' - onde argumenta que a adição de sal é necessária para reduzir o amargor da bebida.
A autora diz que adicionar uma pequena quantidade de sal — não o suficiente para mudar sabor — faz o chá parecer menos amargo porque “os íons de sódio no sal bloqueiam os receptores amargos em nossas bocas”.
Ela também defende fazer o chá em uma panela pré-aquecida, agitando o saquinho por um curto período de tempo e servindo em uma caneca curta e robusta para preservar o calor.
A novidade não foi muito bem vista! Nas redes sociais, a receita inusitada viralizou por parte dos britânicos, que ficaram indignados com a sugestão de Michelle. A repercussão fez com que até a Embaixada dos Estados Unidos no Reino Unido se manifestasse sobre o assunto.
As críticas seguiram e a mídia britânica também deu suas opiniões “salgadas” sobre a sugestão da professora. “A professora Francl insistiu que suas descobertas eram sólidas, apesar de vir de um país onde o chá fica em segundo plano em relação ao café – e geralmente é servido gelado”, escreveu o Daily Mail, por exemplo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o Tá Sabendo no Instagram da Itatiaia.



