Belo Horizonte
Itatiaia

Papa Leão XIV pede perdão por demora da Igreja Católica em condenar escravidão

Declaração foi feita durante lançamento da primeira encíclica do pontífice, com foco em inteligência artificial e guerras

Por
Papa Leão XIV comemora cessar-fogo entre Irã e EUA
Papa Leão XIV • Tiziana Fabi / AFP

O papa Leão XIV pediu perdão pelo papel histórico da Igreja Católica na escravidão transatlântica durante a divulgação de sua primeira encíclica, publicada nesta segunda-feira (25), no Vaticano. No documento intitulado Magnifica Humanitas (“Magnífica Humanidade”), o pontífice afirmou que a demora da instituição em condenar a escravidão representa “uma ferida na memória cristã”.

“Por isso, em nome da Igreja, peço sinceramente perdão”, escreveu o líder católico. A declaração ocorreu durante o lançamento do texto, que tem como foco principal os impactos da inteligência artificial e os riscos do avanço tecnológico sem regulamentação internacional.

Ao longo da encíclica, Leão XIV também faz críticas às guerras, ao enfraquecimento de organismos multilaterais e ao que chamou de “novas formas de escravidão” ligadas à cadeia produtiva da tecnologia.

Segundo o pontífice, trabalhadores responsáveis pela produção de dispositivos eletrônicos e pela extração de minerais utilizados em sistemas de inteligência artificial enfrentam condições degradantes em diferentes partes do mundo.

Leão XIV também afirmou que o uso da inteligência artificial em conflitos armados deve obedecer às “mais rigorosas restrições éticas” e classificou como “inadmissível” delegar decisões letais a sistemas automatizados.

No documento, o papa ainda questiona a teoria da “guerra justa”, tradicionalmente utilizada pela Igreja para avaliar conflitos, e afirma que a humanidade vive uma “cultura violenta de poder”, marcada por guerras constantes e pelo crescimento da indústria armamentista.

* Com informações de CNN

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.