Irã condena EUA por ataques e violação do direito internacional
Ministério das Relações Exteriores iraniano alertou nações vizinhas; declaração ocorre antes de novos bombardeios anunciados pelos EUA

O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou, neste domingo (12), os ataques militares dos Estados Unidos contra o país, acusando Washington de violar o direito internacional e alertando nações vizinhas a não auxiliarem em ações militares contra o Irã.
As declarações do ministério ocorreram antes de o Comando Central dos Estados Unidos anunciar novos ataques contra o Irã.
“Somente 25 dias após a assinatura do acordo para encerrar a guerra, os Estados Unidos violaram abertamente quase todas as partes desse acordo. Ao atacar a infraestrutura de transporte do Irã, embarcações pesqueiras, barcaças de carga e instalações e prédios meteorológicos, os EUA cometeram alguns dos atos mais hediondos de crimes de guerra”, afirmou o ministério em um comunicado.
O órgão também alegou que os militares americanos utilizaram o território e as instalações de países localizados na costa sul do Golfo Pérsico para realizar ataques contra o Irã e advertiu que qualquer origem de ataques contra o país seria considerado um alvo legítimo para ataques defensivos pelas forças armadas iranianas.
O ministério pediu que as Nações Unidas e o Conselho de Segurança responsabilizem “as partes agressoras e aqueles que as ajudaram e facilitaram”.
Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.



