Ouvindo...

Furacão Erick avança pelo oeste do México, mas perde força, diz agência norte-americana

Tempestade tocou o solo do estado de Oaxaca nesta quinta-feira e tem ventos de até 140 km/h

Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) deu detalhes sobre o furacão Erick, que atinge o México

O furacão Erick, que tocou o solo do estado de Oaxaca, no México, nesta quinta-feira (19), perdeu força e caiu para a categoria 1, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

A tempestade tem ventos de até 140 km/h e deslocamento de 19 km/h, segundo as informações mais recentes da NHC.

Erick se moverá pelo território mexicano até se dissipar na noite desta quinta-feira, mas deve continuar causando fortes chuvas, com riscos de inundações e deslizamentos de terra.

Pouco antes de atingir o continente, Erick atingiu a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (1 a 5).

Leia também

Fortes chuvas

O Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN) prevê chuvas nos estados de Guerrero, Oaxaca e Chiapas (sul), além de Veracruz (leste) e Puebla (centro).

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, agradeceu à população por ter atendido “todos os pedidos das autoridades para que se abrigassem em suas casas”.

“Dado que (o furacão) entrou há pouco tempo, estamos em contato com a Defesa e a Marinha, que estão na área, e poderemos informar em algumas horas quais são os efeitos sobre essas populações”, disse em coletiva de imprensa.

A chuva chegou ao porto de Acapulco, onde 50 pessoas morreram na passagem do Otis em 2023. As lojas estavam fechadas e havia baixa mobilidades de moradores, que se anteciparam em estocar comida, água e gasolina.

Efeitos na costa

A chuva começou no final da tarde de quarta-feira. Os estados de Guerrero e Oaxaca fecharam aeroportos e portos, além de suspenderem aulas e atividades não essenciais.

Em Puerto Escondido, um destino turístico popular com quase 30.000 habitantes, ruas ficaram alagadas, placas e galhos de árvores caíram. A região ficou sem energia elétrica e sem sinal de celular, segundo a AFP.

A água “nunca bateu com tanta força” em Puerto Escondido, disse o comerciante Luis Alberto Gil, de 44 anos. “Derrubou uma estátua” que ficava na praia e atingiu “diretamente” seu negócio, lamentou.

O governo mobilizou centenas de soldados como parte do plano de contingência, e mais de 2.000 abrigos foram habilitados.

Com informações da AFP.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.