Fotos: Trump se reuniu com familiares de reféns do Hamas antes de discursar em Israel
O presidente norte-americano discursou ao parlamento israelense nesta manhã após a libertação dos reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com familiares de reféns detidos pelo Hamas antes de discursar no Parlamento de Israel na manhã desta segunda-feira (13), dia histórico de libertação de prisioneiros e reféns de ambos os lados.
As imagens foram divulgadas pela organização comunitária "Bring Them Home Now" (Tragam eles para casa agora, em tradução livre), também chamada de Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas.
Em uma das fotos, o presidente norte-americano aparece ao lado de Ruby Chen e Ronen Neutra, que tiveram dois filhos mortos em outubro de 2023. Os corpos deles seguem detidos pelo Hamas.
Veja as fotos:
Reféns libertados
Como parte da primeira fase do acordo de paz para Gaza, o Hamas libertou 20 reféns israelenses nesta segunda-feira (13). Eles estavam detidos desde o ataque de sete de outubro de 2023, quando se iniciou o conflito na região.
Os reféns libertados são:
- Rom Braslavski, de 21 anos;
- Evyatar David, de 24 anos;
- Omri Miran, de 48 anos;
- Alon Ohel, de 23 anos;
- Os Gêmeos Gali e Ziv Berman, de 28 anos.
Casos com Libertações Anteriores:
- Ariel Cunio, de 28 anos;
- David Cunio, de 33 anos;
Outros civis:
- Elkana Bohbot, de 36 anos;
- Guy Gilboa-Dalal, de 24 anos;
- Segev Kalfon, de 26 anos;
- Bar Kupershtein, de 23 anos;
- Eitan Mor, de 25 anos;
- Yosef-Chaim Ohana, de 24 anos;
- Maxim Herkin, de 37 anos;
- Avinatan Or, de 32 anos;
- Eitan Horn, de 38 anos;
- Matan Zangauker, de 25 anos.
Trump discursa em Israel
Depois do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Donald Trump discursou no parlamento. Ele afirmou que o momento representa o “fim de uma era de terror e morte” e que é o “início de uma harmonia duradoura”.
O presidente norte-americano afirmou, ainda, que resolveu "oito guerras em oito meses" e ironizou uma fala da ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.
"Eu consegui resolver oito guerras em oito meses. Sabe o que isso me lembra? Uma fala de Hillary Clinton. Na época, ela disse: 'Ele vai acabar com o mundo, ele vai causar mais guerra'. Mas a minha personalidade é de acabar com a guerra, Hillary. Nossa atitude é que não vamos causar nenhuma guerra. Nós vamos vencer, como sempre. Não queremos ser politicamente corretos, é a paz por meio da força", relembrou.
Por ter trabalhado pelo cessar-fogo, Trump receberá a mais alta honraria concedida por Israel.
‘Trump é o maior amigo de Israel’, diz Netanyahu
O primeiro-ministro de Israel, durante discurso feito no Parlamento israelense nesta manhã, celebrou o retorno dos reféns e agradeceu a Donald Trump pelos esforços para finalizar o confronto em Gaza.
“Hoje, agradecemos sua liderança fundamental e uma proposta que trouxe todos os nossos reféns de volta para casa — uma proposta que abre as portas para uma expansão histórica da paz. Estou comprometido com essa paz, assim como você. E juntos, vamos alcançá-la”, disse.
Antes, ele havia feito uma carta assinada em conjunto com a esposa, Sara, que foi entregue aos reféns junto com um kit de recepção. “Bem-vindos de volta”, disse o premiê.
Os reféns foram entregues à Cruz Vermelha e levados à instalação militar de Re’im, onde passaram por avaliação médica e se encontraram com as famílias. Israel também libertará prisioneiros palestinos detidos durante a guerra.
Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.



