Belo Horizonte
Itatiaia

Exército de Israel tenta expulsar civis de Gaza enquanto ofensiva terrestre continua

Duas divisões do exército avançam em direção ao centro da cidade de Gaza; hospital infantil al-Rantisi foi um dos alvos

Por
‘Tenho mais medo da fome e das doenças que dos bombardeios’, diz civil em Gaza
Israel anuncia abertura de passagem de fronteira para entrada de ajuda humanitária em Gaza • UNICEF/Hassan Islyeh

As tropas israelenses prosseguiram com a ofensiva terrestre na cidade de Gaza nesta quarta-feira (17). Em meio aos ataques, as Forças de Defesa de Israel (IDF) estimularam a fuga de civis para áreas ao Sul do território e uma rota de fuga foi aberta pela Rua Salah al-Din’.

O restante, no entanto, permaneceu no local. O que inclui quatro crianças em terapia intensiva e oito bebês prematuros. Ataques noturnos mataram 16 pessoas, de acordo com hospitais locais, o que elevou o número total de palestinos mortos em dois anos de guerra para 65 mil.

Ainda nesta terça-feira, um relatório da comissão de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que Israel vem cometendo genocídio em Gaza. Em meio a ofensiva, milhares de famílias percorreram o trajeto ao longo da estrada costeira que leva ao sul da Cidade de Gaza tentando fugir dos ataques israelenses.

O exército israelense estima que, dos milhões de palestinos que vivem na Cidade de Gaza e arredores, 350 mil pessoas partiram e se mudaram para o Sul no último mês. Já a estimativa da ONU é de 238.000, o que inclui cerca de 50.000 nas últimas 48 horas.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Por

Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo