Casa é destruída por destroços de drone russo abatido na Polônia; veja fotos
inguém se feriu durante o ocorrido, segundo o governo polonês

Destroços de um drone russo abatido no espaço aéreo polonês atingiram e destruíram a parte de uma casa na vila de Wyryki-Wola, no leste da Polônia, nesta quarta-feira (10).
Imagens mostram policiais e militares do Exército polonês inspecionando danos à casa, que teve sua parte superior totalmente danificada pelos destroços. Ninguém se feriu durante o ocorrido, segundo o governo polonês.
O ataque 'sem precedentes da Rússia' gerou tensão entre líderes mundiais, e o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou que o país está 'mais perto de um conflito aberto' desde a 2ª Guerra Mundial.
“Não tenho motivos para afirmar que estamos à beira da guerra, mas uma linha foi cruzada, e é incomparavelmente mais perigoso do que antes”, disse o premiê ao Parlamento polonês.
Rússia não tinha alvos na Polônia
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou à BBC que não planejava atacar nenhum alvo na Polônia nesta quarta.
"O alcance máximo dos UAVs usados no ataque [à Ucrânia] não excede 700 km. Apesar disso, estamos prontos para realizar consultas com o Ministério da Defesa da Polônia sobre o assunto", disse.
Mais perto de conflito aberto
O encontro dos drones deixou a Polônia ‘mais perto de um conflito aberto’ desde a 2ª Guerra Mundial, afirmou o primeiro-ministro Donald Tusk.
“Não tenho motivos para afirmar que estamos à beira da guerra, mas uma linha foi cruzada, e é incomparavelmente mais perigoso do que antes”, disse o premiê ao Parlamento polonês.
“Essa situação nos deixa mais perto do conflito aberto desde a 2ª Guerra Mundial”, afirmou.
Encontro e abate de drones russos
A Polônia denunciou nesta quarta-feira (10) que drones russos invadiram o espaço aéreo do país. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi acionada para mobiliar suas defesas antiaéreas.
Os drones, lançados durante um ataque russo à Ucrânia, foram derrubados e não provocaram vítimas, informou o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk.
Foram identificados mais de 10 ‘objetos hostis’ no espaço aéreo polonês nesta madrugada. Três drones foram abatidos.
“Dezenove violações do espaço aéreo foram identificadas e rastreadas com precisão... no momento temos a confirmação de que três drones foram abatidos”, declarou Tusk no Parlamento, antes de destacar que o balanço é provisório.
“Muitos drones entraram no espaço aéreo polonês durante a noite e encontraram as defesas aéreas polonesas e da Otan”, disse a porta-voz da Otan, Allison Hart, no X.
A Holanda, outro país-membro da Otan, ajudou a Polônia a combater os drones, enviando aviões F-35 para derrubá-los.
Varsóvia solicitou à Otan que ativasse o artigo quatro do tratado, que estabelece os membros realizarão consultas quando, no julgamento de qualquer um deles, a ‘integridade territorial, a independência política ou a segurança’ de algum membro for ameaçada.
Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.



