Alvo de atentado, primeiro-ministro da Eslováquia Robert Fico está fora de perigo
Vice-primeiro-ministro disse neste domingo (19) que Robert Fico já não corre risco de morrer, apesar de estado grave

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, já não corre mais risco de morrer, afirmou neste domingo (19), seu vice, Robert Kalinak, à imprensa. Fico está internado desde a última quarta-feira (15), quando foi vítima de um atentado a tiros — um deles atingiu o abdômen do premiê — na cidade de Hadlova.
"Sua vida não está mais em perigo, mas seu estado continua grave e requer cuidados intensivos. Podemos considerar sua condição estável, com um prognóstico positivo", disse Kalinak
Atentado a tiros contra Robert Fico
O suposto atirador foi identificado pela imprensa eslovaca como o poeta Juraj Cintula, de 71 anos, que foi acusado de tentativa de homicídio premeditado e está em prisão preventiva. Ele teria participado de uma manifestação contra o governo e pró-União Europeia, recentemente.
Sutaj Estok acrescentou, ainda, que a polícia trabalha com a possibilidade de o agressor não ter atuado sozinho.
"Uma versão é que o culpado fazia parte de um grupo de pessoas que se encorajaram mutuamente a cometer o crime", disse ele, acrescentando que o atirador pode ter revelado suas intenções a alguém.
Citando relatórios de inteligência, o ministro disse que alguém havia excluído o histórico e as comunicações do Facebook do suposto autor do crime enquanto ele estava sob custódia.
A tentativa de assassinato provocou ondas de choque no país membro da UE e da Otan, com 5,4 milhões de habitantes, que está politicamente dividido há anos.
(com informações da AFP)
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



