Ouvindo...

Pelo menos 31 mortos na Faixa de Gaza após disparos israelenses perto de centro de ajuda

Cerca de 176 pessoas ficaram feridas em ataque que aconteceu neste domingo (1º)

O que é a Faixa de Gaza? Entenda o que é o território motivo de disputa entre Israel e Hamas

Pelo menos 31 pessoas foram mortas e mais de 176 ficaram feridas neste domingo (1º) depois que disparos israelenses atingiram um grupo de pessoas que se dirigia a um centro de distribuição de ajuda alimentar americano na Faixa de Gaza, de acordo com um novo balanço da Defesa Civil.

Os feridos foram levados para o hospital Nasser em Khan Yunis, no sul de Gaza, por equipes da Defesa Civil e carroças de burro, afirmaram.

“Havia muitas pessoas, era um caos, havia gritos, empurrões e empurrões (...) o Exército estava atirando com drones e tanques”, disse à AFP Abdallah Barbakh, DE 58 anos, que estava no centro de ajuda da Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), uma empresa privada apoiada por Israel e pelos Estados Unidos.

Imagens da AFP mostram moradores colocando vários cadáveres em uma carroça.

Uma multidão de homens, alguns carregando pacotes, também é vista retornando do centro de distribuição em meio a uma paisagem devastada.

Fome e miséria

A situação humanitária é muito grave neste território palestino, onde “100% da população” está “ameaçada pela fome”, segundo a ONU.

Durante mais de dois meses, Israel impediu a entrada de ajuda humanitária e somente na semana passada aliviou o bloqueio.

Israel estabeleceu um novo sistema de distribuição de ajuda por meio da GFH, muito criticada pelas organizações humanitárias internacionais.

Questionado pela AFP, o Exército israelense disse que estava examinando os fatos relatados pela Defesa Civil.

Leia também

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.