Em mensagem de vídeo informal publicada no site da revista semanal italiana Oggi e gravada em um celular por um hóspede da Casa Santa Marta, o Papa Francisco convoca os jovens a cultivar a escuta atenta e enfatiza a importância de esperar a conclusão do interlocutor antes de responder, visando a plena compreensão.
A mensagem foi direcionada aos participantes da Oficina de Escuta, projeto que busca valorizar a experiência de ser ouvido e de escutar o outro e a si mesmo.
Veja mais
Funeral do Papa: ‘Nos despedimos de um Papa humano’, comenta especialista O legado ambiental do Papa Francisco Funeral do Papa Francisco: leia a homilia na íntegra
No vídeo, o Papa lamentou a falta de escuta nas interações cotidianas, onde frequentemente as pessoas interrompem antes do fim da explicação, impedindo o diálogo construtivo.
Ele reforçou a necessidade de prestar atenção genuína ao que é dito, sublinhando o impacto da escuta na construção de relações pacíficas. Francisco incluiu também um conselho sobre a valorização da sabedoria dos avós.
*Sob supervisão de Lucas Borges