Ouvindo...

Por meio de carta, papa Francisco pede o fim dos conflitos no mundo e por jornalistas

Carta foi divulgada pelo Vaticano neste terça-feira (18); Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro

Papa Francisco concelebra missa em capela no hospital.

O papa Francisco, de 88 anos, segue internado e, por meio de uma carta, pediu o fim dos conflitos armados no mundo, nesta terça-feira (18). Em um dos trechos, o pontífice diz: “Precisamos desarmar as palavras, desarmar as mentes e desarmar a Terra. Há uma grande necessidade de reflexão, de calma, de um senso de complexidade”. Francisco, que está hospitalizado em Roma, trata de uma pneumonia nos dois pulmões.

“Enquanto a guerra apenas devasta as comunidades e o meio ambiente, sem oferecer soluções para os conflitos, a diplomacia e as organizações internacionais precisam de nova força vital e credibilidade”, disse ele em outro trecho. Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro após uma sequência de crises respiratórias.

Segundo ele, “Precisamos desarmar as palavras para desarmar as mentes e desarmar a Terra. Há uma grande necessidade de reflexão, de calma, de um senso de complexidade”.

Ainda durante o pedido, Francisco também fez um apelo aos jornalistas. “Gostaria de encorajar o senhor e todos aqueles que dedicam trabalho e inteligência para informar, através de instrumentos de comunicação que agora unem nosso mundo em tempo real: sentir toda a importância das palavras”.

E por último, pediu para que, “as religiões, além disso, possam se valer da espiritualidade dos povos para reacender o desejo da fraternidade e da justiça, a esperança de paz. Tudo isso exige comprometimento, trabalho, silêncio e palavras. Sintamo-nos unidos nesse esforço, que a Graça celeste não deixará de inspirar e acompanhar”, finalizou.

Saúde do Papa Francisco

De acordo com o boletim médico divulgado nessa segunda-feira (17), o Papa Francisco continua apresentando “pequenas melhoras” com o tratamento respiratório e motor, segundo o Vaticano. O pontífice de 88 anos está internado desde o dia 14 de fevereiro com uma pneumonia nos dois pulmões. O documento diz também que o papa segue estável, mas já utiliza menos oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais e passa alguns períodos sem oxigenoterapia.

Durante a noite, ele continua fazendo o uso de ventilação mecânica não invasiva.

Neste domingo (16), a Santa Sé divulgou a primeira foto do Papa Francisco, desde que o pontífice foi hospitalizado. Na imagem, ele aparece com a mão inchada, o que chamou a atenção dos fiéis. “O inchaço em sua mão visto na foto tirada e publicada ontem é devido à mobilidade reduzida, mas hoje já está melhor”, tranquilizou o Vaticano.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.