Ouvindo...

Quem é Yoon Suk Yeol, presidente que declarou lei marcial na Coreia do Sul

O anúncio foi feito pelo presidente durante um pronunciamento televisionado

Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul, declarou lei marcial de emergência nesta terça-feira (3), para proteger o país das ‘forças comunistas’. A lei é acionada, segundo a constituição sul-coreana, ‘quando for necessário enfrentar uma exigência militar ou manter a segurança e a ordem pública pela mobilização das forças armadas em tempos de guerra, conflito armado ou emergência nacional semelhante’.

O anúncio foi feito pelo presidente durante um pronunciamento televisionado. Yoon Suk Yeol acusou a oposição de colaborar com a Coreia do Norte. Eleito em 2022 pelo Partido do Poder do Povo, ele ganhou notoriedade como promotor por suas investigações em escândalos de corrupção no país.

Nascido em 1960, o presidente sul-coreano se formou em Direito e desempenhou um papel importante na condenação da ex-presidente Park Geun-hye por abuso de poder. Também indiciou o assessor do presidente Moon Jae-in por fraude e suborno, em 2019.

Yoon Suk Yeol assumiu o poder em 2022, após vencer uma eleição acirrada contra Lee Jae-myung, do partido democrata. Ele se tornou um ícone entre conservadores pelas prisões em casos de corrupção.

Leia também

Lei Marcial suspensa

Pouco mais de três horas depois do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, decretar lei marcial no país, os deputados votaram para exigir que a medida seja derrubada. Segundo a Constituição, a lei marcial deve ser suspensa se a maioria do parlamento exigir. As informações são da agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A votação aconteceu em caráter de urgência e uniu deputados governistas e da oposição que são contra a medida. Dos 300 parlamentares, 190 estavam presentes na sessão. Todos eles votaram a favor da derrubada do decreto presidencial.

Com a aprovação da moção, a declaração da lei marcial é anulada, de acordo com o gabinete do presidente parlamentar.

*Com informações de AFP


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais