O menor apartamento do mundo está localizado em Roterdã, na Holanda. Desenvolvido pelos escritórios STAR Strategies and Architecture e BOARD (Bureau of Architecture, Research and Design), o local, chamado Cabanon, tem 6,89m² e é organizado de uma forma inusitada.
Apesar do espaço mínimo, o apartamento tem uma sala de estar, área de dormir, banheiro e spa com banheira. O nome foi uma inspiração na cabana homônima de Le Corbusier, em Côte d’Azur, na França. O projeto explora o ‘espaço mínimo’, algo comum na arquitetura ano século 20.
O apartamento está localizado no último andar de um edifício residencial construído em 1950, e serve como espaço de ‘retiro pessoal’ e ‘acomodação para hóspedes’. Os arquitetos Beatriz Ramo e Bernd Upmeyer trabalharam na reforma do local e decidiram explorar as alturas dos espaço e decorar os ambientes com cores e padrões vibrantes.
Conheça Paulo e Katyucia, casal brasileiro considerado o menor do mundo Casal repete foto em geleira 15 anos depois e se surpreende com mudanças: ‘me fez chorar’ Homem mais alto do mundo, com quase três metros se encontra com a menor mulher do planeta
Em uma área acima, o dormitório tem um tom verde e 1,14m de altura. O local é acessado por uma escada embutida, com armários em um dos lados. Debaixo do quarto, atrás de pequenas portas está a cozinha com a pia, frigobar, micro-ondas e mesa de refeições. O banheiro também está abaixo do quarto, com vaso sanitário e chuveiro de teto.
O casal de arquitetos relatou ao New York Times que gastou 23 mil dólares (R$ 126 mil, na cotação atual).