A polícia chinesa resgatou 368 cães de variadas raças, muitos com coleira de estimação, que eram transportados em gaiolas apertadas e caminhão em situação precária para um festival de carne de cachorro (Yulin Dog Meet Festival).
Ativistas da CAPP (China Animal Protection Power) e a autoridades locais resgataram os cães do caminhão e os levaram para consulta médica. Muitos foram encontrados com problemas de saúde.
“Eles provavelmente estavam no caminhão há dias, desidratados e famintos, muitos deles com sinais visíveis de ferimentos e doenças. Teriam sido espancados até a morte”, disse Lin Xiong, um dos ativistas.
O dono do caminhão concordou em entregar os animais e cooperou com a ação. Autoridades locais levaram os cães para centros de adoção.
“Foi um imenso alívio quando o comerciante de cães oficialmente renunciou à posse deles para que a polícia pudesse entregá-los aos cuidados dos ativistas. Agora que eles estão seguros, eles têm a melhor chance de se recuperar”, disse Wendy Higgins, diretora de mídia internacional da HSI.