Ouvindo...

Times

TikTok pode ser proibido nos EUA caso projeto de lei seja aprovado

Projeto de Lei deve ser votado nesta quarta-feira (13); parlamentares consideram a rede social como uma ameaça à segurança nacional

Deve ser votado pela Câmara dos Estados Unidos nesta quarta-feira (13) um projeto de lei que poderá proibir o uso do TikTok dentro do território dos Estados Unidos.

O PL, caso aprovado, tirará o TikTok das lojas de aplicativo dos EUA, a menos que a rede social seja desmembrada da empresa ByteDance, ligada à China.

Parlamentares que apoiam o PL argumentam que o aplicativo representa uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, uma vez que o governo chinês pode usar as leis de inteligência contra a ByteDance, podendo forçar o vazamento de dados dos usuários dos EUA.

Leia também

Em contrapartida, o TikTok considera a legislação como um ataque ao direito constitucional à liberdade de expressão de seus usuários. Dentro da plataforma, o app lançou uma campanha pedindo para que usuários convoquem representantes para se opor ao projeto de lei.

Caso aprovado, a ByteDance terá cerca de cinco meses para vender o TikTok. Se não vender, o aplicativo será retirado das lojas de aplicativos.

*Com informações da CNN
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais