O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa sexta-feira (19) que Javier Milei está tornando a “Argentina grande novamente” e espera “ajudá-lo no futuro”.
O pré-candidato à presidência pelo Partido Republicano fez referência ao seu slogan de campanha: “Make America Great Again” (“Fazer a América grande novamente”, em português).
Em mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump disse que o presidente da Argentina “está fazendo grandes progressos”.
“Ele (Milei) herdou um ‘desastre total’, mas ele é MAGA (Make Argentina Great Again). Espero poder ajudá-lo no futuro”, escreveu.
Milei tomou posse no dia 10 de dezembro de 2023, após vencer o peronista Sergio Massa no segundo turno das eleições presidenciais.
A Argentina enfrenta uma grave crise econômica, com recorde de inflação e dívidas com o FMI.
Em meio às investigações criminais e civis nos EUA, Donald Trump é o candidato favorito nas primárias republicanas para a indicação para concorrer novamente à presidência pelo partido.
Apoio de Musk
Elon Musk apoia discurso de Milei no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça
Esta semana, Milei ganhou as manchetes após o seu primeiro discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
O presidente argentino alertou para o risco que o Ocidente está correndo com o “socialismo” e as políticas “coletivistas”.
O bilionário Elon Musk - dono da Tesla e Space X - apoiou o discurso de Milei ao compartilhar o vídeo com o trecho do discurso em Davos na rede social X (ex-Twitter) - que foi comprada por ele em 2022.
“Boa explicação sobre o que torna um país mais ou menos próspero”, comentou Musk.
*Com informações da CNN
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.