O naufrágio do navio Costa Concordia completa 12 anos neste sábado (13). Em 13 de janeiro de 2012, o equipamento de 114 toneladas e quase 300 metros de comprimento tombou após colidir com uma rocha próximo à ilha de Giglio, no Mar Tirreno, a cerca de 200 km de Roma. O casco do navio se abriu com o choque, o que fez com que o equipamento ficasse tombado em 80º.
Na ocasião, 32 pessoas morreram, embora o navio transportasse 3.229 passageiros e 1.023 tripulantes em uma viagem de cruzeiro pela Itália.
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni homenageou, neste sábado (13), a memória de Giuseppe Girolamo, que estava no navio e cedeu seu lugar no bote salva-vidas.
“Hoje recordamos Giuseppe Girolamo, um herói silencioso, que no dia do trágido naufrágio do Costa Concordia cedeu o seu lugar no bote salva-vidas para salvar outras vidas, sem saber nadar e consciente do que esta escolha teria significado para ele”, afirmou em publicação em uma rede social.
Por quê o Costa Concordia naufragou?
Após o naufrágio, houve uma extensa investigação sobre as causas do afundamento do Costa Concordia. Uma das versões levadas ao tribunal por tripulantes detalha que o comandante Fernando Schettino fez uma manobra não programada para impressionar uma dançarina que estava no navio e seria sua amante.
Com a manobra, o Costa Concordia se chocou contra um aglomerado de rochas nas margens da ilha de Giglio.
O comandante, no entanto, diz que queria saudar moradores locais e marinheiros que estavam na ilha e mostrar a paisagem aos passageiros. Nos tribunais, ele culpou o capitão do navio por um erro na manobra
‘Vada a bordo, cazzo’
O caso ficou mundialmente conhecido não só pela dimensão do naufrágio, as imagens impressionantes e a quantidade de gente envolvida. Mais do que isso, uma frase dita por um representante da Guarda Costeira italiana ao comandante.
Schettino abandonou o navio que estava prestes a afundar e se salvou. Mas, durante as investigações, a polícia localizou a gravação de uma chamada telefônica entre o guarda, Gregorio de Falco, e o comandante.
“Ouça, Schettino, talvez você tenha se salvado do mar, mas eu vou fazer você ficar muito mal. Farei você pagar por isto. Vá para bordo!”, gritou De Falco ao ordenar que Schettino voltasse ao navio.
A frase original, em italiano, viralizou: ‘vada a bordo, cazzo’ foi estampada até mesmo em camisetas.
Comandante do Costa Concordia está preso
Em fevereiro de 2015, três anos após o naufrágio, Fernando Schettino foi condenado a 16 anos de prisão por homicídio culposo (ou seja, sem a intenção de matar), abandono do navio antes dos passageiros e naufrágio. Ele recorreu da condenação, mas o tribunal manteve a pena em julgamento definitivo em maio de 2016.
Hoje, aos 63 anos de idade, Schettino cumpre a pena no centro de detenção de Ribibbia, em Roma.