Um
“Neste momento podemos confirmar mais de 15 mortos e dezenas de feridos. Não temos informações de que o autor do crime esteja ligado a qualquer organização terrorista. Ainda estamos investigando a identidade das vítimas. No entanto, o agressor foi eliminado”, informou o perfil oficial da Polícia da República Tcheca.
Vídeos registrados por moradores de Praga e compartilhados nas redes sociais mostram alguns
Vídeo: estudantes se agarram à fachada de universidade para fugir de ataque em Praga
— Itatiaia (@itatiaia) December 21, 2023
🎥: Redes sociaishttps://t.co/C60Y8iWA91 pic.twitter.com/OlLnuD90s9
O que se sabe até agora
Pouco tempo após confirmar que respondia a um tiroteio na Faculdade de Artes da Universidade de Charles, em Praga, a polícia informou que havia abatido o atirador. “O atirador foi eliminado!!! Todo o edifício está sendo evacuado e há vários mortos e dezenas de feridos no local”, informou no Twitter.
Segundo a polícia, a suspeita é que o atirador era aluno da instituição.
De acordo com o chefe da polícia tcheca, Martin Vondrasek, em declaração à imprensa, “mais de 15 pessoas perderam a vida e pelo menos 24 ficaram feridas”.
Um canal de televisão privado chegou a mencionar uma explosão e um atirador no telhado do prédio. A informação foi negada pelo ministro tcheco do Interior, Vit Rakusan, afirmando que não foi confirmada a presença de outro atirador. O ministro também pediu à população que seguisse as ordens policiais.
“Tenho um pedido a todos, o mais importante agora é ter paciência, não complicar o trabalho da polícia, não entrar no perímetro fechado, não compartilhar informações não verificadas, mas apenas notícias confirmadas de fontes confiáveis. E acima de tudo, não compartilhe informações sobre o agressor, suas fotos e seus textos, para não aumentar o risco de repetição de tal ato”, disse o ministro.
O governo da República Tcheca reforçou que o tiroteio não tem qualquer relação com o terrorismo internacional.
A polícia formou uma linha de crise denominada ‘Tiroteio em Praga’, que se destina ao público em geral. “Em caso de dúvidas sobre o trágico acontecimento de hoje, os cidadãos podem contactar aqui (Telefone: 974 823 158) os representantes das unidades IZS”.
Reações
Em viagem à Paris, o presidente tcheco, Petr Pavel, lamentou e disse estar “chocado” com o ocorrido. “Estou chocado com os acontecimentos (...) Gostaria de expressar meu profundo pesar e as minhas sinceras condolências às famílias e pessoas próximas das vítimas do ataque a tiros”, disse o presidente na rede X.
O presidente francês, Emmanuel Macron, e sua primeira-ministra, Élisabeth Borne, expressaram apoio nas redes sociais. “Fiquei profundamente comovido com a informação de que a Universidade Charles, em Praga. Expresso a minha solidariedade às vítimas, aos feridos e aos seus entes queridos, bem como ao povo e às autoridades checas”.
A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também se manifestou após o tiroteio.
“Estou chocada com a violência insensata do ataque a tiros que custou a vida de várias pessoas hoje em Praga. Expresso minhas mais sinceras condolências às famílias das vítimas e ao povo tcheco em seu conjunto. Estamos ao seu lado e choramos com vocês”, afirmou na rede X.