Ouvindo...

Lula confirma que Brasil vai participar da OPEP+, mas apenas como observador: ‘não apita nada’

Declaração de Lula confirma posição de ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que havia sinalizado que Brasil poderia aderir ao grupo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que o Brasil vai aceitar o convite para participar da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+). O convite foi feito na última quinta-feira (30). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia sinalizado que seria estratégico para o Brasil participar do grupo. Neste sábado (2), Lula bateu o martelo durante discurso em um encontro com a sociedade civil organizada na COP28, em Dubai.

“Brasil não vai participar da OPEP, o Brasil vai participar de uma coisa OPEP+. [...] É que nem eu participar do G7. Eu participo do G7 desde que eu ganhei a presidência da Republica. É um G7 Plus. Eu vou lá escuto, só falo depois que eles tomarem a decisão e venho embora. Não apito nada. A OPE+, eu acho importante a gente participar porque a gente precisa convencer aos países que produzem petróleo que eles precisam se preparar o fim dos combustíveis fósseis e se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram com petróleo e fazer investimento para que com o movimento dos governos da América Latina possam produzir os combustíveis renováveis que eles precisa, como hidrogênio verde”, disse o presidente,

Na sequência, Lula fez um post nas redes sociais confirmando o que havia dito na CO28, acabando com a polêmica sobre se iria ou não aceitar o convite. Ao repostar o presidente, Alexandre Silveira reforçou o objetivo. “Vamos liderar países produtores de petróleo para acelerar a transição energética. Sob a liderança do presidente @LulaOficial queremos usar as receitas do petróleo para financiar energia limpa e renovável”, escreveu.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais