Ouvindo...

Times

Hamas liberta 17 reféns no terceiro dia de trégua com Israel

Ao todo, 58 reféns foram libertos pelo grupo e levados de Gaza a Israel

O grupo Hamas liberou, neste domingo (26), o terceiro grupo de reféns, marcando o terceiro dia de trégua na guerra com Israel. A informação foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel à CNN.

Ao todo, 17 pessoas foram transferidas para representantes da Cruz Vermelha na fronteira entre Gaza e Egito, aumentando o total de reféns libertados para 58. O grupo inclui 13 israelenses e 4 estrangeiros.

Os reféns israelenses liberados pelo Hamas são: Abigail Edan, de 4 anos; Hagar Brodutch, de 40; Ofry Brodutch, de 10; Yuval Brodutch, de 8; Oria Brodutch, de 4; Chen Goldstein Almog, de 49; Agam Goldstein Almog, de 17; Gal Goldstein Almog, de 11 anos; Tal Goldstein Almog, de 9; Alma Avraham, de 84; Adrienne (Aviva) Siegel, de 62; Ela Elyakim, de 8; e Dafna Elyakim, 14 anos.

As autoridades militares afirmam que os reféns foram entregues às Forças de Defesa de Israel. Um deles foi transportado de helicóptero para um hospital, enquanto os outros 12 foram levados diretamente de Gaza para Israel através da cerca de fronteira.

Grupos de reféns estão sendo liberados pelo Hamas

Os 41 reféns libertados anteriormente pelo Hamas em Gaza estão em condições estáveis, conforme médicos locais. Entre eles, 15 são estrangeiros, sendo 14 tailandeses e um filipino. O diretor do Centro Médico Shamir em Israel, Osnat Levtzion Korach, afirmou no domingo que “eles estão em condição estável e estão melhorando”.

A libertação do segundo grupo de reféns, no sábado (25), foi retomada após resolução de impasses entre Israel e Hamas sobre os termos. O Hamas havia adiado a entrega pela manhã, acusando Israel de impedir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Os eventos ocorrem dentro do acordo de trégua de quatro dias entre Israel e Hamas em Gaza. Na sexta-feira (24), 24 reféns foram libertados pelo Hamas, e em troca, o governo israelense soltou 39 prisioneiros palestinos, conforme o Serviço Prisional de Israel.

É esperado que, nos próximos dias, um total de 50 reféns sejam liberados. O governo de Israel estima que 240 pessoas de diversas nacionalidades estavam sob o controle do Hamas desde 7 de outubro.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais