Ouvindo...

Vídeo: Hamas liberta reféns em primeiro dia de trégua

O acordo, assinado na quarta (22), definiu que Israel deve liberar três palestinos para cada refém

Ao todo, 24 reféns foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha

O grupo terrorista Hamas libertou, nesta sexta-feira (24), um grupo de reféns capturados durante o conflito com Israel. A ação acontece durante o primeiro dia de trégua temporária estabelecida na Faixa de Gaza.

Ao todo, 24 reféns, sendo 13 israelenses, 10 tailandeses e um filipino foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), onde realizaram os primeiros exames médicos, conforme informações do Exército. Uma lista divulgada pelo Israel afirma que há quatro crianças e seis mulheres.

Como parte do acordo, 39 mulheres e crianças detidas em prisões de Israel foram libertadas. Segundo o órgão internacional, eles devem ser enviados para a Cisjordânia. Ainda conforme informações, o acordo, assinado na quarta-feira (22), definiu que Israel deve liberar três palestinos para cada refém.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que seu objetivo era liberar os quase 240 reféns capturados pelo Hamas em seu ataque contra Israel em 7 de outubro, no qual os milicianos mataram 1.200 pessoas, em sua maioria civis, segundo as autoridades.

“Estamos decididos a trazer de volta todos os nossos reféns”, sentenciou, no primeiro dia de uma trégua de quatro dias na Faixa de Gaza. Israel bombardeia o pequeno território em resposta ao ataque do Hamas. O grupo islamista, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, afirma que 14.854 pessoas morreram até agora.

O pacto inclui também uma trégua - que pode ser prorrogada - de quatro dias, que entrou em vigor nesta sexta-feira.

*Com informações de agências

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.