Ouvindo...

Milei, eleito presidente da Argentina, conversa com o Papa Franscisco

Milei convidou o líder da Igreja Católica para a sua posse, em Buenos Aires, no dia 10 de dezembro

Javier Milei e Papa Frascisco conversaram por 8 minutos ao telefone

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, conversou por telefone com o Papa Francisco após sua vitória, afirma a imprensa argentina. O líder do Vaticano, de 86 anos, nasceu em Buenos Aires e chegou a ser chamado por Milei durante a campanha de ‘representante maligno de Deus na Terra’.

Milei convidou Francisco para a sua posse, em Buenos Aires, no próximo dia 10 de dezembro. O Papa deu parabéns ao político pela vitória com mais de 11% de diferença no segundo turno das eleições contra o peronista Sergio Massa.

De acordo com o jornal “La Nación”, membros do partido de Milei (Liberdade Avança) afirmaram que a conversa durou cerca de oito minutos. Eles falaram sobre pobreza e os planos do novo governo para a área social.

“MORDE E ASSOPRA”

Durante a campanha presidencial, Milei causou tumulto ao chamar o Papa de “jesuíta que promove o comunismo” e representante “maligno” de Deus na terra. O então candidato da chapa “A Liberdade Avança” foi intensamente criticado pelos opositores e autoridades católicas da Argentina.

Na reta final da eleição, Milei abaixou o tom e pediu desculpas ao líder do Vaticano. “Se isso deixa você e o povo da Argentina tranquilos, não tenho problema nenhum em me desculpar com o papa. Quando se equivoca, pede desculpas e acabou”, disse Milei em resposta a Massa durante debate.

Ao que tudo indica, a relação entre o governo Milei e o Papa Francisco ainda deve render muitas manchetes ao longo dos próximos quatro anos.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.