Um vídeo impressionante que mostra uma baleia jubarte dando à luz a um filhote, algo raro, viralizou nas redes após a imagens serem divulgados nessa sexta-feira (17) pela National Geographic. O vídeo será parte de um documentário, que vai ao ar no domingo (19) pela National Geographic e transmissão, no dia seguinte, em Disney+ e Hulu.
“Esperamos por isso há 25 anos”, diz Rachel Cartwright , pesquisadora de baleias do Projeto Keiki Kohola, uma organização sem fins lucrativos com sede em Maui que protege mães e filhotes de baleias jubarte. “Nunca foi visto.”
O registro impressionante foi feito no dia 5 de março de 2021, longe de Lahaina, no Havai, e as imagens foram divulgadas somente agora, dois anos depois. Os cientistas e cineastas da National Geographic testemunharam uma cena que ninguém tinha visto antes: o nascimento completo de uma baleia jubarte.
Todos os anos, de acordo com a Natinal Geographic, fêmeas viajam para as ilhas havaianas para dar à luz em águas quentes e livres de predadores. Cientistas como Cartwright estudam esses animais de perto, identificando-os por padrões únicos na parte inferior de suas caudas, ou barbatanas. Mas, até então, nunca havia sido registrado um parto completo.
"É por isso que o evento de 2021 foi tão significativo – o primeiro nascimento completo de uma baleia jubarte visto pelos cientistas, do início ao fim, a maior parte do qual é apresentado na nova série da National Geographic Incredible Animal Journeys, com estreia em 19 de novembro na National Geographic e transmissão no dia seguinte em Disney+ e Hulu.”
“Recebi muitos telefonemas de pessoas que dizem ter visto uma baleia nascer”, diz Stephanie Stack , bióloga-chefe da Pacific Whale Foundation em Maui, que não esteve envolvida na descoberta. “E muitas vezes, quando nos aprofundamos um pouco no assunto, não é bem assim. Muitas vezes é apenas uma baleia descansando ou uma baleia passeando com seu filhote.
“Fiquei realmente surpreso quando assisti a filmagem. Isso é incrível!