Ouvindo...

Lontra que roubava surfistas tem filhotinho e autoridades alertam: ‘deem espaço’ para nova mamãe

A lontra marinha ficou famosa após interagir com humanos e roubar surfistas na Califórnia

Uma lontra marinha que ficou famosa e ganhou seguidores após roubar surfistas em Santa Cruz, na Califórnia (EUA), deu à luz a um filhote. Os biólogos em vida selvagem, confirmaram a novidade nesta quinta-feira (26), e acreditam que ela estava grávida, no início deste ano, mas não conseguiram confirmar. Veja baixo fotos da mãe e do filhote.

“Sabe-se que os surtos hormonais relacionados à gravidez causam comportamento agressivo em fêmeas de lontras marinhas do Sul. Como a lontra marinha 841 foi recentemente observada com um filhote, os biólogos continuarão a monitorá-la e a avaliar seu comportamento. Atualmente não há planos para tentar capturar a lontra marinha 841 ou seu filhote”, detalha o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (FWS).

As autoridades alertam para que as pessoas fiquem longe da dupla, uma forma de garantir a vida e a sobrevivência da lontra e do filhote.

“Para ajudar a dar às lontras marinhas e aos seus filhotes a melhor chance de sobrevivência na natureza, é importante que o público lhes dê espaço, especialmente quando recreiam na água. Qualquer tentativa de aproximação a partir da água pode ser prejudicial à sobrevivência da lontra”, disse a FWS em comunicado nessa quinta-feira (26).

As lontras marinhas do Sul são protegidas pela Lei de Espécies Ameaçadas, pela Lei de Proteção aos Mamíferos Marinhos e pela lei estadual da Califórnia. Estas leis proíbem o assédio, a caça, a captura ou a matança não autorizada destes animais.

Se aproximar de uma lontra marinha é proibido e a atitude pode resultar em penalidades, incluindo multas de até US$ 100.000 (R$ 494 mil) e possível pena de prisão de até um ano.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais